Geral
De la Espriella toma posse como presidente da Colômbia em cerimônia em Cali
Novo governo inicia com postura firme contra grupos armados
O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, tomou posse no cargo nesta sexta-feira, 7, não na capital - como é tradição - mas na instável cidade de Cali, no sudoeste do país, em um gesto que busca sinalizar sua abordagem de linha-dura contra grupos armados ilegais que atuam na região.
De la Espriella, de 48 anos, sucederá Gustavo Petro após vencer um segundo turno apertado em 21 de junho contra o aliado do presidente que deixa o cargo, o senador Iván Cepeda.
Sem experiência prévia em cargos públicos, De la Espriella concorreu como "outsider", financiando sua campanha com a fortuna acumulada como advogado e empresário. Sua posse, realizada em um auditório universitário, diante do Congresso, marca uma nova guinada à direita na região.
O rei Felipe VI da Espanha, o procurador-geral interino dos EUA Todd Blanche e presidentes latino-americanos, incluindo Javier Milei (Argentina), Daniel Noboa (Equador) e José Antonio Kast (Chile), chegaram a Cali nesta sexta-feira para participar.
Após a cerimônia, De la Espriella planeja ir a um batalhão militar em Cali para se dirigir às tropas. Ele pretende elevar o moral dos militares e, ao mesmo tempo, advertir os grupos armados ilegais na área de que devem se render ou correr o risco de serem declarados "alvos militares".
De la Espriella, que se autodenomina "El Tigre" ("O Tigre"), prometeu enfrentar a violência persistente na Colômbia rompendo com a política de Petro de negociar com grupos armados, argumentando que o processo de paz fracassou.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2ECONOMIA | AGRONEGÓCIO
Rafael Tenório anuncia novo investimento em Palmeira dos Índios e aposta no potencial do agro da região
-
3MILITAR
Submarino Humaitá começa primeiro deslocamento internacional apesar das tensões diplomáticas entre Argentina e Brasil
-
4TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
5BASTIDORES DO PODER
Jornalista levanta questionamentos sobre negócios de sogro de JHC, Mario Cândia em Alagoas e cobra transparência