Geral
Ibovespa registra queda sob incertezas sobre tarifa dos EUA, enquanto NY apresenta alta
Expectativa de tarifas sobre produtos brasileiros e dados eleitorais impactam o mercado
O Ibovespa fechou a sessão em queda, sem conseguir acompanhar o desempenho positivo das bolsas em Nova York, em função de fatores domésticos, especialmente pela cautela relacionada à provável oficialização do tarifaço de 25% sobre produtos brasileiros pelos EUA. Em um dia de vencimento de opções sobre o índice, também pesaram sobre a Bolsa brasileira a pesquisa Genial/Quaest, que revelou um bom posicionamento do presidente Lula na corrida presidencial, e a cautela em relação ao avanço das pautas-bomba no Congresso.
No melhor momento do dia, o índice da B3 não conseguiu passar da estabilidade, alcançando 176.663 pontos (+0,01%) pela manhã. As mínimas foram atingidas no começo da tarde, coincidindo com uma piora pontual em Wall Street. Na mínima, o índice caiu 0,77%, para 175.288 pontos. Em Nova York, Dow Jones, Nasdaq e S&P 500 registraram altas durante a maior parte da sessão.
No meio da segunda etapa, houve certo alívio nas perdas, puxado principalmente por bancos, além da melhora das ações da Petrobras e da Vale, que mais cedo havia apresentado queda. As ações da mineradora passaram por um dia de volatilidade, apesar do avanço do minério de ferro. Também esteve em pauta a nomeação de Wilfred Theodoor Bruijn para presidente temporário do conselho de administração. No fechamento, as ações da Vale ON subiram 0,68%.
O preço do petróleo esteve em baixa durante boa parte da sessão, impactando as ações da Petrobras, mas acabou fechando em leve alta, reduzindo a pressão sobre os papéis. Petrobras ON subiu 0,11%, enquanto a PN caiu 0,17%.
O sócio-fundador da Private Investimentos, Gustavo Silva, destacou que a Bolsa apresentou um movimento lateralizado nesta quarta-feira. "O que impede a movimentação do mercado hoje é a expectativa da nova tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros. Além disso, o lado fiscal também pesa, especialmente após a aprovação da aposentadoria especial para agentes de saúde pelo Senado", explicou. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021 tem um potencial impacto de R$ 28 bilhões nas contas públicas ao longo de dez anos, segundo cálculos do Ministério da Previdência Social.
A grande expectativa do dia girou em torno da definição do Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR, na sigla em inglês). O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou ao Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que a tarifa de 25% sobre produtos brasileiros seria anunciada nesta tarde e que uma lista ampliada de exceções seria bastante provável.
Para o analista do AGF, Pedro Galdi, além da questão das tarifas, a volatilidade gerada pelo exercício de opções sobre o índice, a pesquisa eleitoral e a preocupação com o quadro fiscal também pesaram. "A lista de produtos tarifados que deve ser anunciada é pequena, mas acaba fazendo barulho. E hoje, quarta-feira, é vencimento, então sempre há uma disputa entre comprados e vendidos", afirmou.
A pesquisa Genial/Quaest revelou que o presidente Lula ampliou sua vantagem, dentro da margem de erro, sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), tanto no primeiro quanto no segundo turno. Na simulação do 1º turno, Lula oscilou de 39% para 40% das intenções de voto, enquanto Flávio variou de 29% para 28%. Em um eventual 2º turno, Lula se destacou com 45%, enquanto Flávio alcançou 37%, ante 44% e 38% no levantamento anterior.
Esses números trazem preocupação, já que a continuidade da gestão Lula oferece poucas chances de mudança na política fiscal, percebida pelo mercado como frouxa. "A liderança de Lula nos cenários de primeiro e segundo turno, somada ao elevado percentual de eleitores que afirmam já ter definido seu voto, aumenta a atenção em relação ao risco fiscal e à condução da política econômica nos próximos anos", afirmou Olívia Flôres de Brás, CEO da Magno Investimentos.
O Ibovespa fechou a sessão com 176.010,90 pontos, em baixa de 0,36%. O giro financeiro somou R$ 39,8 bilhões. Em julho, acumulou alta de 2,32% e, no ano, de 9,24%.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió