Geral
BC retira teto de R$ 500 para Pix por aproximação
Instituições financeiras terão até 1º de outubro para adaptar sistemas; usuários poderão ajustar limites pelo aplicativo do banco
O Banco Central alterou as regras do Pix e retirou o teto fixo de R$ 500 que limitava os pagamentos realizados por aproximação. As instituições financeiras terão até 1º de outubro para adaptar seus sistemas e implementar a mudança.
Com a atualização, as transações por aproximação e aquelas iniciadas pela jornada sem redirecionamento, no âmbito do Open Finance, passam a seguir a mesma lógica dos demais pagamentos via Pix. O usuário poderá solicitar ao banco o aumento ou a redução do limite diário e do limite por transação, conforme a ferramenta de gestão de limites disponibilizada nos aplicativos das instituições.
“Ao permitir que o usuário ajuste o limite do Pix por aproximação dentro dos canais da sua instituição, a nova regra torna a experiência mais aderente às necessidades do dia a dia, sem perder de vista os mecanismos de segurança já incorporados ao ecossistema do Pix”, afirmou Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central, em nota publicada pela autoridade monetária.
A mudança também alcança pagamentos iniciados sem redirecionamento no Open Finance, como transações realizadas em carteiras digitais compatíveis.
Segundo o Banco Central, o objetivo é unificar as diretrizes e reduzir diferenças regulatórias entre as diferentes jornadas de pagamento.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
4OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
5PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Raízes de Arapiraca ultrapassa 560 documentários e reafirma legado de preservação da memória do povo arapiraquense