Geral
Exportações de farelo de soja do Brasil desafiam domínio da Argentina
Crescimento do biodiesel, alta da demanda interna por óleo de soja e expansão da moagem impulsionam avanço brasileiro no setor.
O Brasil avança rapidamente sobre a liderança da Argentina nas exportações de farelo de soja, em um movimento que ameaça a competitividade do principal produto de exportação do país vizinho. A avaliação consta em relatório divulgado nesta sexta-feira (19) pela Bolsa de Comércio de Rosário.
Segundo o documento, o Brasil deve exportar mais de 12,3 milhões de toneladas de farelo de soja no primeiro semestre de 2026. No mesmo período, a Argentina deve embarcar cerca de 13,3 milhões de toneladas, o que evidencia a redução da distância entre os dois maiores exportadores globais do produto.
O relatório aponta que a vantagem argentina sobre o Brasil pode cair para cerca de 8% até junho de 2026. Em 2021, essa diferença era de 86%; no primeiro semestre de 2025, havia recuado para 23%. O movimento ocorre enquanto o Brasil amplia sua capacidade de moagem, ao passo que o processamento argentino permanece praticamente estagnado.
O avanço brasileiro foi impulsionado pelo crescimento da indústria de biodiesel, que elevou a demanda interna por óleo de soja e estimulou o esmagamento do grão. Como consequência, aumentou também a oferta de farelo de soja disponível para exportação, de acordo com o relatório.
Esse cenário representa um desafio direto para a Argentina, onde o farelo de soja é o principal item da pauta exportadora e exerce forte influência sobre os preços internos da oleaginosa.
As margens de lucro das processadoras argentinas estão cada vez mais dependentes dos preços do óleo de soja, aponta o estudo. A queda nas cotações do farelo tem reduzido uma fonte tradicional de receita do setor. Com os preços de exportação do farelo 10% abaixo do pico registrado em maio, uma nova baixa no óleo de soja pode diminuir ainda mais o poder de compra das processadoras e limitar o suporte aos preços locais da soja.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
4OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
5PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Raízes de Arapiraca ultrapassa 560 documentários e reafirma legado de preservação da memória do povo arapiraquense