Geral
Durigan critica PL das dívidas rurais e vê risco em limitar juros para um setor
Secretário-executivo da Fazenda afirma que proposta criaria subsídio setorial inviável e poderia abrir precedentes para outras áreas da economia
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, voltou a criticar, nesta sexta-feira (19), o projeto de lei (PL) que trata da renegociação de dívidas rurais. Em entrevista ao portal Jota, ele afirmou que o Tesouro Nacional não pode ser obrigado a bancar uma espécie de “tabelamento de juros” para um setor específico da economia.
“Vamos arrumar financiamento do Tesouro para dar subsídio para esse setor, de modo que o setor todo tenha uma espécie de taxa limitada a custo do Tesouro? Por que a indústria não pediria a mesma coisa? Por que o setor de serviços não pediria? Isso é inviável”, declarou Durigan.
O PL de renegociação das dívidas rurais é considerado uma das principais “pautas-bomba” em tramitação no Congresso Nacional. Segundo estimativas da Fazenda, a proposta pode gerar impacto de R$ 139,8 bilhões em 13 anos, sendo mais de R$ 22 bilhões apenas em 2027.
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2ALARME FALSO
'Misantropia': sistema da Defesa Civil é invadido e dispara mensagem falsa em várias cidades
-
3RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
4EDUCAÇÃO
Filho de Luciano Huck e Angélica relata principal dificuldade na preparação para o vestibular
-
5OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas