Geral

IRGC diz estar preparado para combates em caso de nova agressão de EUA e Israel

Comunicado afirma que forças iranianas estão prontas para responder em terra, água, ar e no campo da guerra híbrida

Sputnik Brasil 19/06/2026
IRGC diz estar preparado para combates em caso de nova agressão de EUA e Israel
Forças iranianas afirmam estar prontas para responder a eventual nova agressão de EUA e Israel - Foto: © AP Photo / Vahid Salemi

O Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) do Irã afirmou estar preparado para entrar em combate em caso de nova agressão dos Estados Unidos, de Israel e de seus aliados, segundo comunicado da força.

“Se o inimigo traiçoeiro mais uma vez, como antes, pretender expor suas pretensões excessivas e violar os direitos do povo iraniano, os combatentes do Corpo de Guardiães da Revolução Islâmica em terra, água, ar e em todos os campos da guerra híbrida, com maior força do que antes, usando a experiência de inúmeras batalhas e sob a menor instrução do comandante corajoso e sábio, estão prontos para infligir sobre ele uma derrota histórica muito mais esmagadora”, diz o comunicado, citado pela agência IRNA.

O Irã e os Estados Unidos assinaram remotamente, na noite de 18 de junho, um memorando que prevê o fim do conflito militar iniciado em 28 de fevereiro. O documento também estabelece um prazo para que os EUA levantem o bloqueio marítimo e para que o Irã restaure o transporte marítimo no estreito de Ormuz.

Além disso, o Irã se comprometeu a não adquirir armas nucleares. A questão do programa nuclear iraniano deverá ser tratada em um acordo separado, com negociações previstas para os próximos 60 dias. Para Teerã, o resultado esperado é o fim das sanções anti-iranianas.

Por Sputnik Brasil