Geral
Defesa da Bolívia acusa manifestantes de ligação com o narcotráfico
Ministro Ernesto Justiniano afirma que protestos contra o presidente Rodrigo Paz ultrapassaram o âmbito nacional e buscam enfraquecer o Estado
O ministro da Defesa da Bolívia, Ernesto Justiniano, afirmou nesta terça-feira (9) que os protestos que já duram mais de um mês e exigem a renúncia do presidente Rodrigo Paz assumiram uma dimensão que ultrapassa o âmbito nacional. Segundo ele, há ligações com “estruturas ligadas ao narcotráfico que buscam enfraquecer o Estado”.
De acordo com o ministro, alguns grupos envolvidos nos bloqueios de estradas intensificaram as ações e passaram a adotar métodos mais violentos, com o objetivo de gerar instabilidade e pressionar o governo.
As mobilizações começaram no início de maio, lideradas por sindicatos camponeses, pela Central Operária Boliviana (COB) e por setores alinhados ao ex-presidente Evo Morales. Os bloqueios provocaram escassez em diversas regiões, prejuízos econômicos superiores a US$ 2,34 bilhões e pelo menos 10 mortes, segundo dados oficiais.
Além disso, o governo boliviano promulgou uma lei que permite a participação das Forças Armadas no controle de protestos sob determinadas condições.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1ACIDENTE AÉREO
Vídeo mostra momento em que helicóptero atinge o solo no Recreio dos Bandeirantes
-
2RIO DE JANEIRO
Apagão deixa bairros da Grande Tijuca sem luz e afeta trânsito na Zona Norte do Rio
-
3OCORRÊNCIA
Acidente envolvendo carreta deixa duas vítimas fatais no trecho da Chã dos Costas
-
4DOCUMENTAÇÃO
Detran Alagoas é o primeiro do Brasil a ofertar carros automáticos gratuitos para exames práticos
-
5FÓRMULA 1
Kim Kardashian leva o estilo WAG à Fórmula 1: o que significa sigla associada à namorada de Lewis Hamilton