Geral
PIB da agropecuária cresce 2% no 1º trimestre de 2026 em relação ao quarto trimestre de 2025, aponta IBGE
Setor agropecuário lidera alta no início do ano; indústria e serviços também registram avanços, segundo dados das Contas Nacionais Trimestrais.
O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária registrou alta de 2,0% no primeiro trimestre de 2026 em comparação ao quarto trimestre de 2025. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresentou os resultados das Contas Nacionais Trimestrais.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB da agropecuária avançou 0,7%.
O setor industrial também apresentou crescimento, com alta de 1,0% no primeiro trimestre de 2026 frente ao trimestre anterior. Na comparação anual, o PIB da indústria subiu 1,6%.
Entre as atividades industriais, a Extrativa Mineral teve crescimento de 3,6%, enquanto a Construção avançou 2,9% no início de 2026. Já a Indústria de Transformação registrou leve alta de 0,1% no período.
Por outro lado, houve retração de 0,3% na atividade de Eletricidade e Gás, Água, Esgoto e de 0,9% na Transformação.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, as atividades extrativistas cresceram 13,1%, construção subiu 1,3% e transformação avançou 0,7%. Já Eletricidade e Gás, Água apresentaram queda de 1,7%.
O setor de serviços, que representa cerca de 70% da economia brasileira, teve crescimento de 0,5% no primeiro trimestre de 2026 em relação ao trimestre anterior.
Na comparação anual, o PIB de serviços registrou alta de 2,1%.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
2JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
3EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
4ATAQUE NA PRAIA DE PIEDADE
Menino de 11 anos é atacado por tubarão e passa por cirurgia em Pernambuco
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'