Geral

Bolsas europeias fecham em alta com expectativa de acordo entre EUA e Irã

Principais índices do continente reagem a avanços diplomáticos no Oriente Médio, apesar de incertezas sobre pacto de paz

22/05/2026
Bolsas europeias fecham em alta com expectativa de acordo entre EUA e Irã
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

As bolsas da Europa encerraram a sessão desta sexta-feira, 22, majoritariamente em alta, impulsionadas pela expectativa de um possível acordo de paz no Oriente Médio. Autoridades do Paquistão e do Catar viajaram para Teerã em busca de um pacto entre Estados Unidos e Irã, movimento que elevou o otimismo dos investidores, atento às possíveis consequências do conflito para as economias europeias.

Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,22%, fechando aos 10.466,26 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 1,31%, atingindo 24.928,39 pontos. O CAC 40, em Paris, ganhou 0,37%, chegando a 8.115,75 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,7%, para 49.510,97 pontos. Já o Ibex 35, em Madri, subiu 0,06%, a 17.985,30 pontos. Lisboa destoou, com o PSI 20 em queda de 0,66%, para 9.166,74 pontos. As cotações são preliminares.

De acordo com informações da imprensa internacional, o comandante do Exército do Paquistão, Asim Munir, esteve em Teerã, enquanto as expectativas de um acordo de paz seguem influenciando o mercado.

Além da presença paquistanesa, uma equipe negociadora do Catar desembarcou na capital iraniana, em cooperativa com Washington, para contribuir com as tratativas. Apesar do otimismo, as incertezas persistem: segundo o Wall Street Journal, as versões preliminares do acordo ainda são “imprecisas”.

Para Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), os efeitos da guerra devem perdurar, mesmo com um acordo possível em breve. Ela reforçou que o BCE tomará as medidas necessárias para manter a estabilidade de preços em 2%. Na mesma linha, Valdis Dombrovskis, comissário de Economia e Produtividade da União Europeia, destacou que o BCE deve agir diante do aumento da inflação no bloco.

No mercado acionário, o espanhol Puig caiu 13,2% em Madri após encerrar negociações com a americana Estée Lauder sobre uma possível fusão no setor de beleza.

Já o setor de tecnologia registrou alta de 3,2%, impulsionado pelo otimismo global com empresas de semicondutores e inteligência artificial (IA).