Geral
Analista aponta mudança retórica dos EUA sobre laboratórios biológicos sem admissão de culpa
Revisão dos EUA sobre laboratórios biológicos reconhece riscos, mas descarta armas biológicas e reforça controle burocrático.
A recente mudança de postura do Gabinete da Diretora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos reacendeu o debate sobre os laboratórios biológicos financiados pelo país no exterior. Segundo o analista Adriel Kasonta, a revisão promovida pelos EUA reconhece a existência de riscos operacionais, mas não admite a produção ou o uso de 'armas biológicas'.
Kasonta explica que as instalações financiadas pelos Estados Unidos, muitas delas herdadas do antigo programa de redução de ameaças da era soviética, foram criadas com o objetivo de conter patógenos e evitar liberações acidentais, e não para fabricar armas biológicas. O analista também ressalta que as alegações feitas por Rússia e China sobre laboratórios clandestinos voltados para grupos étnicos permanecem sem comprovação.
Para Kasonta, a revisão reflete uma supervisão mais rigorosa, alinhada ao princípio America First, ao buscar corrigir a falta de transparência em relação ao financiamento de pesquisas biológicas. O analista avalia que, caso sejam identificados indícios de desvio de verbas ou de pesquisas de ganho de função não notificadas ao Congresso, a responsabilização deve ocorrer por meio de ajustes administrativos.
O processo, segundo Kasonta, visa reforçar o controle burocrático e evitar que o tema volte a alimentar teorias geopolíticas sem respaldo em evidências.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
4POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas