Geral
Alemanha retoma negociações para adquirir mísseis Tomahawk dos EUA
Governo alemão intensifica diálogo com Washington e pode pagar mais para garantir compra de armamentos estratégicos
A Alemanha retomou as negociações para a compra de mísseis de cruzeiro Tomahawk dos Estados Unidos e também mira a aquisição dos lançadores Typhon, segundas informações divulgadas neste domingo (10) por veículos da imprensa britânica, que citam fontes próximas ao tema.
Recentemente, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, afirmou que Berlim mantém consultas intensas com Washington sobre a instalação possível dos mísseis Tomahawk em território alemão. O chanceler alemão, Friedrich Merz, declarou anteriormente não esperar a entrega iminente dos armamentos, mas não descartou uma mudança no cenário futuro.
De acordo com fontes ouvidas pela imprensa, o ministro da Defesa alemã, Boris Pistorius, planeja visitar Washington para reapresentar à Casa Branca a proposta de aquisição de sistemas de mísseis de longo alcance. No entanto, a viagem depende da possibilidade de agendar uma reunião com o secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth.
As mesmas fontes indicam que Berlim estaria disposta a elevar o valor oferecido para garantir a compra dos equipamentos.
Em julho de 2024, os governos dos EUA e da Alemanha anunciaram planos para instalar, a partir de 2026, sistemas de mísseis de isolamento de longo alcance em território alemão, superando o alcance das armas atualmente estacionadas na Europa. Entre os armamentos previstos estão os mísseis SM-6, Tomahawk e armas hipersônicas.
O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que, caso os EUA implantem tais sistemas na Alemanha, a Rússia considerará desobrigada de sua moratória sobre o posicionamento de armas de médio e curto alcance.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios