Geral
Abear alerta para impacto do aumento do QAV no setor aéreo após novo reajuste da Petrobras
Alta acumulada de 100% no querosene de aviação preocupa empresas e pode afetar conectividade nacional.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) manifestou preocupação diante do novo reajuste no preço do querosene de aviação (QAV) anunciado pela Petrobras na última sexta-feira. Segundo a entidade, o aumento tem "impactos gravíssimos na conectividade do País" e, com o terceiro reajuste desde o início dos conflitos no Oriente Médio, o principal item de custo do setor aéreo já acumula alta de 100%.
A Abear argumenta que, como a Petrobras produz quase todo o QAV consumido no Brasil, o país "reúne as condições para diminuir as consequências dos choques externos para a população".
O reajuste anunciado pela estatal é de 18%, representando um acréscimo de R$ 1,00 por litro. A Petrobras informou que o aumento segue uma fórmula contratual de paridade internacional, vigente há mais de duas décadas. Para mitigar os efeitos, a companhia permitirá o parcelamento de parte do reajuste em seis vezes, com início em julho de 2026, repetindo a estratégia adotada no mês anterior, quando o aumento foi de 54%.
Mais lidas
-
1DESCOBERTA ASTRONÔMICA
Astrônomos identificam estrela de hipervelocidade ejetada do centro da Via Láctea
-
2GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
3POLÍTICA
“Se os Garrotes derem mais, eu fecho”: Vídeo vazado expõe Júlio Cezar e a política sem amor; veja vídeo
-
4CURIOSIDADE INTERNACIONAL
Mulher bebe quase uma garrafa inteira de tequila para evitar descarte em aeroporto dos EUA
-
5INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas