Geral
Trump compara sucesso de operação militar no Irã ao da Venezuela
Presidente dos EUA afirma que ações militares em Teerã foram tão eficazes quanto as realizadas na Venezuela e critica falta de apoio da Otan.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a afirmar que a operação militar no Irã alcançou o mesmo sucesso obtido na Venezuela, ainda que tenha se estendido por várias semanas além do cronograma inicialmente previsto pela Casa Branca.
Durante um evento voltado à terceira idade, o republicano destacou que as forças americanas destruíram rapidamente recursos militares, infraestrutura nuclear e lideranças em Teerã. “Mas não vou comentar sobre o Irã agora, vou esperar acabar”, afirmou Trump, sinalizando cautela sobre detalhes da ação.
O chefe do Executivo americano também ressaltou que a produção de petróleo dos EUA mais do que dobrou desde o início de sua gestão, colocando o país em competição direta com a Rússia no cenário global. Trump ainda enfatizou que as forças armadas foram completamente reformadas. “Não imaginei que teríamos que usá-las tanto assim quando fiz as reformas”, declarou.
Trump voltou a criticar a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), dizendo que não recebeu qualquer apoio da aliança militar nas operações no Irã, “apesar de gastarmos trilhões de dólares com eles”, pontuou.
Por fim, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos não teriam “suportado” mais um ano de governo democrata, destacando que “nossas fronteiras, principalmente, não aguentariam”.
Mais lidas
-
1CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
2ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5TRAGÉDIA NA RODOVIA
Cinco pessoas morrem após explosão de caminhão-tanque na Dutra