Geral
EUA ampliam sanções para restringir comércio de petróleo do Irã com a China
Medidas miram empresas chinesas e casas de câmbio iranianas acusadas de financiar atividades desestabilizadoras
Os Estados Unidos anunciaram, nesta sexta-feira, novas sanções com o objetivo de interromper o comércio considerado "ilícito" de petróleo do Irã. Segundo Washington, a venda de petróleo é a principal fonte de receita do governo iraniano para financiar o terrorismo e ações de desestabilização regional.
Em comunicado, o Departamento de Estado informou que foram sancionadas diversas entidades, um indivíduo e um navio envolvidos na comercialização de petróleo bruto, derivados e produtos petroquímicos iranianos.
Entre os alvos das novas sanções está a Qingdao Haiye Oil Terminal Co., empresa operadora de terminal de petróleo sediada na China. De acordo com os EUA, a companhia teria importado dezenas de milhões de barris de petróleo iraniano já sancionado desde o anúncio do Memorando Presidencial de Segurança Nacional 2. Ainda segundo o governo americano, a empresa facilitou o envio de bilhões de dólares para Teerã por meio de esquemas sofisticados de evasão de sanções, incluindo o recebimento de cargas transferidas ilegalmente de navio para navio com petroleiros sancionados. Os EUA também afirmam que esses navios utilizam práticas enganosas de navegação, colocando em risco o comércio marítimo internacional.
Mais cedo, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou sanções contra a infraestrutura financeira do Irã, designando três casas de câmbio iranianas, pessoas ligadas a elas e empresas associadas. Segundo Washington, essas instituições financiam atividades desestabilizadoras do regime iraniano, processando bilhões de dólares por ano e atuando como intermediárias para converter a receita do petróleo em moeda utilizável pelo governo do Irã e por aliados e grupos apoiados na região.
Mais lidas
-
1CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
2ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5TRAGÉDIA NA RODOVIA
Cinco pessoas morrem após explosão de caminhão-tanque na Dutra