Geral
Estratégia política ou gesto de solidariedade? Entenda a visita do papa Leão XIV à África
Pontífice percorreu quatro países africanos em abril; especialistas analisam impacto religioso e político da viagem
Estratégia política ou gesto de solidariedade? A recente visita do papa Leão XIV à África, realizada entre 13 e 23 de abril, incluiu passagens por Angola, Argélia, Camarões e Guiné Equatorial. O gesto do pontífice pode ser interpretado tanto como uma demonstração de apoio aos fiéis e à população local quanto como um movimento com implicações políticas no cenário internacional.
O cientista político Mamadou Alpha Diallo observa que a presença do papa afeta não apenas a fé e a religião, mas também possui um peso político relevante. “A visita do papa é sempre um soft power, uma vitrine para quem o recebe”, destaca Diallo.
Já o diplomata brasileiro Alexandre Iansen de Santana, que atua na Tunísia, considera que a viagem de Leão XIV à África deve ser compreendida como uma ação multifacetada. Para ele, trata-se “mais de uma diplomacia afirmativa e normativa e de solidariedade do que propriamente geopolítica pura”.
O catolicismo tem crescido no continente africano, apresentando características próprias marcadas pelo sincretismo e pela adaptação às culturas locais — um consenso entre os analistas. Segundo Santana, a Igreja Católica conseguiu se enraizar de forma orgânica e adaptar-se muito bem às nuances culturais africanas, em contraste com a América Latina, onde há perda de fiéis.
Na perspectiva da expansão da Igreja, Diallo chama atenção para o continente africano como palco de disputas históricas. “O continente continua sendo o centro da geopolítica, [...] a disputa por fiéis também é uma disputa geopolítica. Então o continente está sempre na mira. Infelizmente, há sempre uma visão eurocentrada, uma visão colonialista do continente africano. Parece que é ali que se conseguem os objetivos de cada um: quem procura recursos vai para o continente africano, quem procura fiéis, também vai para o continente africano”, avalia.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
2ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5TRAGÉDIA NA RODOVIA
Cinco pessoas morrem após explosão de caminhão-tanque na Dutra