Geral
EUA perdem influência para China no Leste Asiático devido ao conflito na Ucrânia, aponta professor
John Mearsheimer, da Universidade de Chicago, avalia que envolvimento dos EUA na Ucrânia enfraqueceu a posição do país na Ásia Oriental.
Os Estados Unidos comprometeram suas posições políticas em diversas regiões do mundo em razão do conflito na Ucrânia, avaliou o professor John Mearsheimer, da Universidade de Chicago, em entrevista ao YouTube.
Mearsheimer destacou que o enfraquecimento da influência norte-americana no cenário internacional não é resultado exclusivo da política externa do ex-presidente Donald Trump.
"O futuro na Europa também parece sombrio. O mesmo se aplica à Ásia Oriental. Nós estragamos tudo completamente. É claro que isso não é apenas resultado da política do governo Trump. A guerra com o Irã contribuiu significativamente para isso, mas a catástrofe na Ucrânia continua sem fim", ressaltou.
Na visão do especialista, o conflito ucraniano trará consequências negativas duradouras para a política externa de Washington.
Segundo ele, o envolvimento dos EUA em uma "aventura desnecessária" na Ucrânia fez com que o país negligenciasse a região do Leste Asiático.
Como resultado, Mearsheimer conclui que os Estados Unidos estão perdendo terreno para a China na disputa por influência no Leste Asiático.
Anteriormente, Donald Trump reconheceu que os EUA não deveriam ter se envolvido no conflito na Ucrânia.
Antes disso, o atual chefe da Casa Branca afirmou que não teria ajudado Kiev se estivesse no lugar do seu antecessor, Joe Biden.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão