Geral
Trump afirma que Irã estaria em 'colapso' e teria pedido reabertura do Estreito de Ormuz
Ex-presidente dos EUA diz que Teerã busca reabrir passagem estratégica em meio a pressões e negociações sobre conflito e energia.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (28) que o Irã teria comunicado a Washington estar em um “estado de colapso” e solicitado a reabertura “o mais rápido possível” do Estreito de Ormuz. O pronunciamento ocorre em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio e à pressão sobre o mercado global de energia.
Em publicação na Verdade Social, Trump afirmou que Teerã tenta “resolver a sua situação de liderança” e demonstrou otimismo quanto à estabilização do país. “Eles querem que 'abramos o Estreito de Ormuz' o mais rápido possível, enquanto tentam resolver sua situação de liderança (o que eu acredito que eles conseguirão fazer!)” , escreveu. Até o momento, as autoridades iranianas não se manifestaram publicamente sobre as declarações de Trump.
A fala de Trump surge após relatos de que o Irã teria apresentado aos EUA uma proposta para encerrar o conflito e reabrir o Estreito, condicionando a medida à suspensão do bloqueio imposto por Washington. Segundo a Associated Press, a oferta foi transmitida aos americanos pelo Paquistão e prevê o adiamento das discussões sobre o programa nuclear iraniano.
Apesar da proposta, o governo Trump indica resistência. Em entrevista à Fox News na segunda-feira (27), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, destacou que o “tema central” permanece impedindo que o Irã transporte armas nucleares. “Temos que garantir que qualquer acordo impeça definitivamente que eles corram em direção a uma arma nuclear” , afirmou.
A Casa Branca informou que a equipe de segurança nacional de Trump analisou a proposta iraniana e que o presidente abordaria o tema posteriormente.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3POLÍTICA PÚBLICA
Alagoas é o primeiro estado a aderir à Conferência Nacional do Ministério da Pesca e Aquicultura
-
4POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master
-
5FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão