Geral
Rio Grande do Norte é o primeiro destino do Caminho dos Mares
A iniciativa leva ações do programa Amazônia Azul ao litoral do Nordeste
Brasília (DF) - Foi dada a largada nesta quinta-feira (23) para a caravana do Caminho dos Mares e o primeiro destino foi a “esquina do Brasil”. Assim é conhecido o município de Touros, localizado no Rio Grande do Norte. A estratégia faz parte do programa Amazônia Azul, conduzido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), e tem como objetivo impulsionar a economia do mar, gerar oportunidades e fortalecer o desenvolvimento sustentável nas regiões costeiras.
O evento, realizado no Centro de Turismo de Touros, também contou com a presença do prefeito Pedro Filho e mais de 100 pescadores, marisqueiras, artesãos e demais trabalhadores que encontram na economia do mar o seu sustento e de suas famílias. “O mar é para todos, mas o programa Amazônia Azul valoriza quem vive dele”. É assim que a coordenadora de Análises Territoriais do MIDR, Ana Luísa Leal, define o papel social desta política pública.
“O Caminho dos Mares foi pensado para a população do litoral e os povos tradicionais que habitam nessa região. É uma ação que vai além do crédito, também fornece infraestrutura local. Queremos impulsionar o turismo, a venda de frutos do mar, a bioeconomia e todas as outras atividades ligadas à economia azul”, acrescenta a coordenadora.
O gerente-executivo da célula de desenvolvimento territorial do BNB, Irineu Filho, aponta a importância da parceria estabelecida com o MIDR. “O Banco do Nordeste é um banco que vai além do crédito, também trabalhamos com uma política de desenvolvimento territorial. Por isso, esta ação conjunta com o MIDR para o desenvolvimento dos produtores e dos empreendedores locais nesse litoral vasto vai impactar a qualidade de vida da comunidade costeira. É uma união entre quem desenha as políticas públicas e quem financia, para que elas se tornem realidade”, comenta Irineu.
Agora, o Caminho dos Mares segue rumo ao litoral baiano, em Jandaíra, nos dias 27 e 28 de abril, com atividades voltadas às comunidades locais. A caravana também prevê ações em Piaçabuçu, em Alagoas, no dia 6 de maio. A participação é gratuita e aberta ao público interessado.
O mar como sustento
Seja no sol escaldante do Nordeste ou em meio a fortes chuvas, não há tempo ruim para o tourense Manuel Lisbano e sua família continuarem suas atividades pesqueiras. “Parar não é uma opção. Sou pescador há mais de 20 anos e a pesca se tornou o meu meio de vida, o sustento de alguém que é analfabeto. Em dias de chuva nosso jeito de pescar muda por causa do vento e da maré, mas tem que pescar, tem que ir para a maré”, disse o pescador.
O mar também tem espaço para as mulheres. A pescadora Eliege Lisbano, esposa de Manuel, tem na veia o sangue pescador. “Eu nasci numa família de pescadores, então desde cedo eu aprendi a pescar com meus pais. Hoje eu ajudo nos três mares, que é como a gente chama a rede de arrastão, para separar camarão e os outros peixes”, explica.
Serviço
Jandaíra (BA)
27 de abril de 2026
16h
Povoado de Mangue Seco
Piaçabuçu (AL)
6 de maio de 2026
9h
Auditório do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (bairro Paciência)
A imprensa local está convidada a acompanhar a programação, com cobertura antes e depois do evento, incluindo entrevistas, registros e divulgação dos resultados das ações.
Mais lidas
-
1ANÁLISE MILITAR
Caça russo Su-35S é considerado superior ao F-16 e F-22 por especialista
-
2CULTURA
Marcello Novaes participa de show da banda dos filhos Diogo e Pedro
-
3FUTEBOL
Náutico vence a Ponte Preta e fica na parte de cima da tabela da Série B do Brasileirão
-
4TECNOLOGIA & MÍDIA
GloboPop é novo aplicativo de vídeos verticais para novelinhas e criadores de conteúdo
-
5POLÍTICA E ECONOMIA
Lindbergh critica postura de Galípolo e aponta corporativismo no caso Banco Master