Geral
Lula relembra acordo nuclear Brasil-Irã-Turquia de 2010: 'Eles não iriam construir bomba atômica'
Ex-presidente defende negociação histórica e critica postura de EUA e União Europeia sobre programa nuclear iraniano
Em meio à atual tensão envolvendo o Irã e as suspeitas sobre o desenvolvimento de armas nucleares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recordou, nesta semana, o acordo nuclear firmado em 2010 entre Brasil, Irã e Turquia. Segundo Lula, o pacto poderia ter solucionado a questão nuclear iraniana.
“O que aconteceu, companheiro Pedro Sánchez [primeiro-ministro da Espanha]? A União Europeia e os Estados Unidos não aceitaram o acordo. E agora estamos novamente diante da narrativa de que o Irã pretende construir uma bomba atômica”, declarou Lula.
Na ocasião, o Irã, então governado por Mahmoud Ahmadinejad, concordou em enviar seu estoque de urânio enriquecido a 3,5% (nível de pesquisa) e receber em troca material enriquecido a 20%, adequado para fins energéticos.
“Eles não iriam construir bomba atômica. Precisamos pôr fim a essa prática de espalhar mentiras sobre as pessoas para, depois, destruí-las”, completou o presidente.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1LIBERTADORES 2024
Palmeiras enfrenta gramado ruim e empata com Junior Barranquilla na estreia
-
2ELEIÇÕES 2026
Datafolha e Real Time Big Data divulgam pesquisas para presidente esta semana
-
3PREVISÃO DO TEMPO
Vórtice ciclônico em altos níveis provoca fortes chuvas em SP e outros Estados
-
4DESFALQUES NO RUBRO-NEGRO
Flamengo confirma lesão de Cebolinha na costela e perde Pulgar por problema muscular
-
5COPA SUL-AMERICANA
Com reservas, Red Bull Bragantino é derrotado pelo Carabobo na estreia