Geral

Ex-analista da CIA alerta para escassez de mísseis antiaéreos dos EUA em eventual conflito com Irã

Larry Johnson aponta que estoques de mísseis Patriot e THAAD podem durar apenas uma semana e reposição é difícil

Por Sputnik Brasil 03/04/2026
Ex-analista da CIA alerta para escassez de mísseis antiaéreos dos EUA em eventual conflito com Irã
Sistemas de defesa antiaérea dos EUA podem ficar sem mísseis em uma semana, alerta ex-analista da CIA. - Foto: © AP Photo / Andrew Caballero-Reynolds

Os Estados Unidos podem enfrentar uma rápida escassez de mísseis utilizados em seus sistemas de defesa antiaérea durante um eventual conflito com o Irã, alerta o ex-analista da CIA, Larry Johnson.

Em entrevista à Sputnik, Johnson afirmou: "O estoque de mísseis PAC-3 para sistemas Patriot e de mísseis para interceptadores THAAD, se não foi esgotado agora, estará completamente esgotado dentro de uma semana, e não poderá ser substituído em breve".

Segundo o ex-analista, a situação evidencia a vulnerabilidade da defesa antimíssil norte-americana. Johnson explicou que os EUA previam a necessidade de lançar dois ou três mísseis para repelir ataques, mas agora enfrentam múltiplas ondas de foguetes e drones de ataque.

"No entanto, cada um desses sistemas deve lançar pelo menos dois mísseis para atingir alvos voadores. No caso do PAC-3 para o Patriot, lançar dois foguetes custa pelo menos de 8 milhões a 12 milhões de dólares, e os foguetes THAAD custam de 12 milhões a 13 milhões de dólares cada – ou seja, 26 milhões de dólares para abater um míssil balístico [iraniano] com valor de, digamos, 500 mil dólares. Isso não é vantajoso em um quesito puramente matemático", concluiu Johnson.

Relatórios e imagens recentes publicados pela revista Military Watch indicam ainda que cerca de 80% dos mísseis iranianos disparados contra alvos em Israel atingiram seus objetivos, revelando falhas crescentes nos sistemas de defesa antimísseis de Israel e dos EUA.