Geral

Canadá dispensa balanços trimestrais para pequenas empresas em projeto-piloto

Medida busca reduzir exigências regulatórias e incentivar o crescimento de companhias menores listadas em bolsa.

19/03/2026
Canadá dispensa balanços trimestrais para pequenas empresas em projeto-piloto
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O órgão regulador financeiro do Canadá (CSA) anunciou que eliminará a exigência de divulgação de balanços trimestrais para determinadas empresas, como parte de um projeto-piloto voltado a aprimorar os mercados de capitais do país, especialmente para companhias de menor porte.

Segundo a CSA, o projeto permitirá que empresas listadas e elegíveis optem, de forma voluntária, pela divulgação financeira semestral, abolindo os relatórios referentes aos períodos de três e nove meses. A mudança concederá isenção da divulgação trimestral a emissores listados em bolsa que, entre outros critérios, tenham receita anual inferior a 10 milhões de dólares canadenses (aproximadamente US$ 7,3 milhões).

A eliminação dos relatórios trimestrais para algumas empresas acompanha tendências observadas nos Estados Unidos. Em novembro, o então presidente Donald Trump defendeu que as companhias não deveriam ser obrigadas a divulgar resultados a cada três meses, ideia já considerada em seu primeiro mandato. Nesta semana, o Wall Street Journal informou que o órgão regulador norte-americano, a SEC, prepara uma proposta para permitir que empresas divulguem resultados apenas duas vezes ao ano.

De acordo com os reguladores canadenses, a iniciativa visa equilibrar o ônus regulatório com a proteção dos investidores, especialmente para empresas "venture", muitas vezes startups ou negócios em fase de crescimento.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação da Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.