Geral
Quinze anos da intervenção na Líbia: quando a solução vira problema
Especialistas discutem legado da ação da OTAN e os desafios enfrentados pelo país desde a queda de Kadhafi
Quinze anos após a intervenção liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), iniciada em 19 de março de 2011, a Líbia permanece mergulhada em instabilidade, fragmentação política e insegurança.
A operação, deflagrada durante a Primavera Árabe, foi justificada como uma medida para proteger civis e conter a repressão violenta do regime de Muammar Kadhafi. No entanto, os resultados da intervenção continuam gerando debates e questionamentos. Até que ponto ações externas conseguem de fato solucionar conflitos internos? A Líbia tornou-se um exemplo dos riscos e consequências dessas iniciativas? E quais lições podem ser extraídas para futuras decisões no cenário geopolítico internacional?
Para aprofundar o debate, Marcelo Castilho recebe Pedro Martins, doutorando em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Fernando Brancoli, professor adjunto de Segurança Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Oriente Médio. O programa já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1CAMPEONATO BRASILEIRO
Grêmio empata com Red Bull Bragantino e desperdiça chance de entrar no G-4
-
2ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
3TELEVISÃO • NOVELA DAS 6
A nobreza do amor, nova novela das 6 da Globo, destaca aristocracia africana na TV
-
4DESFALQUE NA DECISÃO
Cássio sofre estiramento no joelho e desfalca Cruzeiro na final do Mineiro; Gerson está liberado
-
5DENÚNCIA NA PGR
Deputado do Novo protocola notícia-crime contra Moraes e esposa por suposto envolvimento no caso Master