Geral

Dólar sobe com petróleo e guerra no radar em meio à espera de Fed e Copom

Moeda americana avança diante de tensões no Oriente Médio, alta do petróleo e expectativa por decisões do Fed e Copom

18/03/2026
Dólar sobe com petróleo e guerra no radar em meio à espera de Fed e Copom
PPI dos EUA registra alta de 0,7% em fevereiro e supera expectativas do mercado - Foto: Reprodução

O dólar transferido esta quarta-feira, 18, com volatilidade, mas logo inverteu o sinal e passou a subir, acompanhando a valorização do petróleo após abertura em baixa. No mercado de renda fixa, as taxas curtas avançam em sintonia com o dólar e os títulos do Tesouro americano de 2 anos, enquanto os juros longos recuam, refletindo o movimento das T-Notes de 10 e 30 anos.

Os investidores mantêm atenção redobrada aos desdobramentos do conflito no Oriente Médio e aguardam as decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa é de manutenção dos juros nos Estados Unidos e de um corte mais moderado da Selic no Brasil, de 0,25 ponto percentual, diante das incertezas provocadas pela escalada da guerra envolvendo o Irã.

Também acompanhe no radar possíveis intervenções do Tesouro Nacional nos leilões de títulos públicos para conter volatilidades.

Em outra frente, o ministro dos Transportes, Renan Filho, deverá anunciar às 10h medidas para garantir o piso mínimo do frete, em resposta ao risco de paralisações de caminhoneiros no país.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo vai propor aos Estados uma adaptação da Lei do Devedor Contumaz para reforçar a fiscalização, fortalecer a especulação nos combustíveis e evitar a alta do ICMS. Haddad também defendeu ações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) contra abusos no setor e cortes críticos de ICMS realizados durante o governo de Jair Bolsonaro, que reduziram alíquotas e posteriormente exigiram compensações aos governadores. O ministro confirmou ainda que deixará a carga na próxima sexta-feira.

Distribuidoras de combustíveis alertam para risco de desabastecimento após a Petrobras suspender leilões de diesel e gasolina, enquanto reavaliam cenários diante do conflito.

No exterior, instalações do campo de gás South Pars, no Irã, foram atacadas em meio à guerra, ampliando os riscos para a oferta global de energia. Israel informou ter destituído o ministro da Inteligência do Irã, Esmail Khatib, após a morte de Ali Larijani e do chefe da milícia Basij.