Geral

Dia Mundial do Rim: SBN com apoio da AstraZeneca mobiliza todo o Brasil com exames gratuitos para avaliar a função renal

Iniciativa percorre 20 estados até o fim do março e reforça a importância do rastreamento e do cuidado integrado na prevenção de doenças renais

Assessoria 11/03/2026
Dia Mundial do Rim: SBN com apoio da AstraZeneca mobiliza todo o Brasil com exames gratuitos para avaliar a função renal
Dia Mundial do Rim: SBN com apoio da AstraZeneca mobiliza todo o Brasil com exames gratuitos para avaliar a função renal - Foto: Depositphotos

São Paulo, 11 de março de 2026 – A Doença Renal Crônica (DRC) é silenciosa, progressiva e na maioria das vezes descoberta apenas em estágios avançados. Para mudar esse cenário preocupante, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), com apoio da AstraZeneca, promove ao longo do mês do Dia Mundial do Rim (12 de março) uma ampla mobilização nacional para incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce.

Durante todo o mês de março, serão oferecidos exames gratuitos de creatinina para avaliar a saúde renal em ações realizadas por 20 regionais da SBN, contemplando as cinco regiões do Brasil. Este ano, a campanha também amplia sua atuação e passa a incluir, em localidades selecionadas, a testagem de potássio no sangue e a aferição da pressão arterial, fortalecendo a avaliação de possíveis complicações associadas à redução da função renal.

“No Brasil, estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas convivam com Doença Renal Crônica1, muitas ainda sem diagnóstico. A DRC é silenciosa e conforme evolui, o paciente pode sofrer impactos significativos na qualidade de vida. O exame de dosagem de creatinina no sangue é uma ferramenta simples, mas decisiva para identificar novos casos e ampliar o acesso ao tratamento. Detectar cedo significa oferecer maiores chances de cuidado adequado e promover uma política de saúde mais inclusiva e equitativa”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), José Andrade Moura Neto.

Potássio em desequilíbrio: um sinal de alerta para rins e coração
A demora no diagnóstico e no tratamento da doença renal crônica pode resultar na perda de até 90% da função renal antes mesmo dos sintomas se estabelecerem2, e como os rins desempenham funções vitais filtrando toxinas, regulando a pressão arterial e mantendo o equilíbrio de líquidos3, seu comprometimento pode promover um efeito em cadeia no organismo. A DRC pode afetar diretamente o coração4 e está associada a doenças cardiovasculares graves, como a insuficiência cardíaca5, representando um risco ainda mais elevado entre pessoas com hipertensão, diabetes, obesidade ou histórico familiar da doença. A progressão da perda da função renal pode levar à hiperpotassemia6-8, caracterizada pelo aumento dos níveis de potássio no sangue.

A inclusão do exame de potássio em parte das ações deste ano amplia o olhar sobre a jornada do paciente. O monitoramento do potássio no sangue e da creatinina é um passo essencial para o cuidado integrado do coração e dos rins. A avaliação conjunta desses exames evidencia a interconexão entre saúde renal e saúde cardiometabólica, amplia a capacidade de identificar alterações de forma precoce e contribui para intervenções oportunas e para a prevenção de complicações futuras.

Hipertensão: a ameaça silenciosa que pode levar a desfechos graves

A aferição da pressão arterial também passa a integrar as ações da campanha, visto que a hipertensão é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento e a progressão da DRC9, além de ser, muitas vezes, uma consequência do próprio comprometimento dos rins9. Essa relação estreita cria um ciclo silencioso que pode acelerar a perda da função renal e aumentar significativamente o risco de eventos cardiovasculares como infarto e AVC10. Como a pressão alta costuma não apresentar sintomas, grande parte das pessoas desconhece sua condição, o que reforça a importância do rastreamento em iniciativas de saúde pública. A identificação da pressão arterial acima do recomendado permite orientar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico e controle adequado, reforça a integração entre saúde renal e cardiovascular e amplia a visão sobre a importância do cuidado preventivo.

Diagnóstico precoce como prioridade

“No mundo, a Doença Renal Crônica já afeta cerca de 10% da população11 e há projeções de que se torne uma das principais causas de mortalidade nas próximas décadas12. Por isso, ampliar o acesso ao diagnóstico precoce é uma prioridade de saúde pública. Apoiar essa campanha reforça nosso compromisso com a jornada cardiometabólica do paciente e com a sustentabilidade dos sistemas de saúde, contribuindo para reduzir a progressão da doença e a necessidade de intervenções como diálise e transplante”, afirma Danilo Lopes, Diretor Executivo de Oncologia e Doenças Raras da AstraZeneca Brasil.

Durante as ações, pessoas com resultados alterados receberão orientação e encaminhamento para avaliação médica adequada. A recomendação é que indivíduos com fatores de risco, como hipertensão, diabetes, outras doenças crônicas, histórico familiar de doença renal ou idade acima de 60 anos, mantenham acompanhamento médico regular e incluam exames preventivos na rotina de cuidados, reforçando a importância do diagnóstico precoce para evitar a progressão da doença.

SERVIÇO

EXAME GRATUITO DE DOSAGEM DE CREATININA NO SANGUE

De 02 a 23 de março de 2026

20 regionais da Sociedade Brasileira de Nefrologia

 

- RIO DE JANEIRO (RJ)

Teresópolis – Bairro Tijuca (Região Serrana)

  • 12/03/2026
  • 9h às 12h
  • Rua Roberto Rosa, 366 – em frente à clínica de diálise

Duque de Caxias (Gramacho) – Baixada Fluminense

  • 14/03/2026
  • 9h às 12h
  • Projeto Social Orquestra Ariano Suassuna – Fanfaduqe

Praia do Flamengo – Rio de Janeiro

  • 15/03/2026
  • 9h às 12h
  • Posto 3 – Praia do Flamengo

- MINAS GERAIS

Belo Horizonte

  • 12/03/2026
  • 8h30
  • Portaria principal HC UFMG

Juiz de Fora

  • 12/03/2026
  • 8h às 12h
  • PAM Marechal

- PARANÁ

Curitiba:

  • 11/03/2026 – 8h às 16h – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • 12/03/2026 – A partir das 9h – Boca Maldita
  • 13/03/2026 – A partir das 9h – Hospital Pequeno Príncipe

- ALAGOAS

Maceió:

  • 15/03/2026
  • A partir das 9h
  • Silvio Viana, nº 1965 – Orla de Maceió

- MATO GROSSO

  • Cuiabá – 12/03 – 8h – Praça Alencastro
  • Primavera do Leste – 17/03 – 17h – Lagoa Municipal
  • Sorriso – 23/03 – 8h30 – Ambulatório Médico de Especialidades

- PIAUÍ

Teresina:

  • 12/03/2026 – 9h às 12h – Praça Rio Branco
  • 12/03/2026 – 14h às 17h – Shopping Riverside

- PERNAMBUCO

  • Recife – 12/03 – 5h às 10h – Parque da Jaqueira
  • Petrolina – 20/03 – 8h30 – Hall do HU Univasf
  • Petrolina – 22/03 – 8h30 – Pátio da Feira da Areia Branca

- SÃO PAULO – SONESP

  • São José dos Campos – 12/03 – 10h às 18h – Shopping Center Vale
  • Campos do Jordão – 26/03 – 9h às 18h – Centro de Eventos Franco Montoro
  • São José do Rio Preto – 12/03 – 9h às 14h – Hospital de Base
  • Campinas – 12/03 – 10h às 16h – Shopping Bandeiras
  • Taubaté – 12/03 – 10h às 16h – UNITAU
  • Botucatu – 14/03 – 8h às 15h – Praça da Rainha

- RIO GRANDE DO SUL

  • Ijuí – 12/03 – 8h – Hospital de Clínicas Ijuí
  • Porto Alegre – 14/03 – 9h às 13h – Parque da Redenção
  • Porto Alegre – Provável 21/03 – 9h – Local a definir

- PARÁ

Belém:

  • 11/03 – 8h às 16h – Hospital de Clínicas Gaspar Vianna
  • 12/03 – 8h às 12h – Mercado do Ver-o-Peso

- BAHIA

Salvador:

  • 12/03 – 14h às 17h
  • Ambulatório da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Brotas

- PARAÍBA

João Pessoa:

  • 13/03
  • 8h às 11h
  • USF Saúde e Vida Integrada

- DISTRITO FEDERAL

Brasília:

  • 12/03
  • A partir das 9h
  • Shopping Conjunto Nacional

- SANTA CATARINA

Florianópolis:

  • 12/03 – 9h às 16h
  • Entre o TICEN e o Mercado Público – Av. Paulo Fontes

  • 20/03 – 8h às 13h
  • Hospital Florianópolis – Estreito

__________________________________________________________________________________________

TESTAGEM DE POTÁSSIO:

- BAHIA

Salvador:

  • 12/03/2026
  • 09:00 / 14h às 17h
  • Ambulatório da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Av. D. Joao VI, 275, Brotas, Salvador – Bahia

- MINAS GERAIS

Belo Horizonte:

  • 12/03/2026
  • 8h30
  • Portaria principal HC UFMG

Piauí: Teresina

Paraíba: João Pessoa

São Paulo: Botucatu e Bauru

Santa Catarina: Joinville e Blumenau

Foto: https://depositphotos.com/