Geral

Bolsas europeias recuam diante de incertezas e volatilidade do petróleo

Tensões no Oriente Médio e oscilações do petróleo pressionam principais índices europeus; apenas Lisboa fecha em alta.

11/03/2026
Bolsas europeias recuam diante de incertezas e volatilidade do petróleo
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

As bolsas da Europa encerraram a sessão desta quarta-feira, 11, predominantemente em queda, refletindo a cautela dos investidores diante da intensificação do conflito no Oriente Médio e da volatilidade acentuada do petróleo. O recente avanço da commodity voltou a influenciar o sentimento de risco nos mercados, em meio a incertezas sobre a oferta global de energia e reações de governos e organismos internacionais.

Em Londres, o FTSE 100 recuou 0,56%, aos 10.353,77 pontos. O DAX, em Frankfurt, caiu 1,59%, para 23.587,78 pontos. Em Paris, o CAC 40 perdeu 0,19%, aos 8.041,81 pontos. O FTSE MIB, em Milão, teve baixa de 0,95%, fechando a 44.772,96 pontos. O Ibex 35, em Madri, retraiu 0,67%, para 17.328,10 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 foi exceção, avançando 0,58%, aos 9.076,37 pontos. Os números são preliminares.

Os investidores acompanham de perto a escalada da guerra envolvendo EUA, Israel e Irã, atentos aos possíveis impactos no fornecimento global de energia. De acordo com a Pepperstone, a volatilidade do petróleo tem sido o principal fator de direção dos mercados, ofuscando até mesmo indicadores econômicos.

No cenário macroeconômico, a inflação ao consumidor na Alemanha desacelerou para uma taxa anual de 1,9% em fevereiro. Ainda assim, o Commerzbank avalia que a economia alemã não apresenta sinais claros de recuperação. Já o ING alerta que uma elevação prolongada nos preços de energia pode levar o Banco Central Europeu (BCE) a considerar novos aumentos de juros.

Entre as empresas, a Rheinmetall registrou queda de cerca de 8% em Frankfurt após divulgar resultados abaixo do esperado, apesar da projeção de forte expansão nas vendas devido ao aumento dos gastos militares na Europa. O setor de defesa europeu recuou 2%, pressionando os índices.

Na contramão, a espanhola Inditex subiu 1% em Madri, impulsionada pelo crescimento das vendas no início do ano fiscal. Segundo a analista Mamta Valechha, da Quilter, os resultados reforçam a solidez do modelo de negócios da dona da Zara. Já a Porsche teve leve baixa, inferior a 1%, em Frankfurt, mesmo após anunciar medidas para redução de custos diante do cenário desafiador no segmento de automóveis de luxo. O subíndice do setor recuou 1,3%.

Com informações da Dow Jones Newswires