Geral
UE aprova novas sanções contra 19 autoridades e entidades do Irã, diz Kallas
Medidas ampliam pressão sobre Teerã por violações de direitos humanos e buscam enviar mensagem política ao governo iraniano.
A União Europeia (UE) aprovou nesta quarta-feira (11) novas sanções contra autoridades e entidades do Irã, intensificando a pressão sobre Teerã diante do prolongamento do conflito envolvendo o país. As sanções foram decididas pelos embaixadores dos 27 Estados-membros e têm como alvo indivíduos e instituições responsabilizados por graves violações de direitos humanos, segundo a chefe da diplomacia do bloco, Kaja Kallas.
Por meio de publicação na rede social X, Kallas informou que os embaixadores aprovaram sanções contra 19 autoridades e entidades do regime iraniano, destacando que são responsabilizadas por violações sérias de direitos humanos.
A diplomata ressaltou que a União Europeia "continua a responsabilizar o Irã" e manterá a pressão enquanto persistirem os conflitos envolvendo o país. "À medida que a guerra do Irã continua, a UE protegerá seus interesses e perseguirá os responsáveis pela repressão doméstica", escreveu.
Kallas ainda afirmou que a decisão busca enviar um recado político ao governo de Teerã. "Ela também envia uma mensagem a Teerã de que o futuro do Irã não pode ser construído com base na repressão", declarou.
Até o momento, a Comissão Europeia não divulgou detalhes adicionais sobre os alvos específicos das novas sanções. As medidas integram a estratégia do bloco para responder a violações de direitos humanos atribuídas ao regime iraniano.
Mais lidas
-
1DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
2LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
3ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais
-
4ALERTA METEOROLÓGICO
Litoral de SP pode registrar em poucas horas chuva prevista para o mês inteiro
-
5VESTIBULAR USP
FUVEST: como se preparar desde já para ser aprovado