Geral

Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber conselheiro de Trump na prisão

Darren Beattie, ligado à ultradireita dos EUA, pretende visitar o ex-presidente em Brasília; defesa pede exceção à regra de visitas.

Sputinik Brasil 10/03/2026
Bolsonaro solicita ao STF autorização para receber conselheiro de Trump na prisão
Jair Bolsonaro pode receber visita de conselheiro de Trump na prisão, caso STF autorize. - Foto: © AP Photo / Eraldo Peres

O ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente detido em Brasília, solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), permissão para receber a visita de Darren Beattie, conselheiro do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (10) pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Darren Beattie, conhecido por suas posições de ultradireita, foi recentemente nomeado pelo governo americano como Conselheiro Sênior de Política para o Brasil e mantém relação próxima com Eduardo Bolsonaro.

No ano passado, Beattie fez críticas públicas a Moraes em suas redes sociais, durante o período em que os Estados Unidos chegaram a aplicar a Lei Magnitsky contra o ministro do STF, em meio à pressão internacional relacionada à prisão de Bolsonaro.

De acordo com informações apresentadas à Corte e publicadas pela imprensa, Beattie tem viagem marcada para São Paulo e Brasília na próxima semana, com compromissos políticos e institucionais, incluindo reunião com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, além de encontros ligados ao cenário eleitoral brasileiro.

No pedido encaminhado a Moraes, o advogado de Bolsonaro, Paulo da Cunha Bueno, solicita que a visita seja autorizada em caráter excepcional, fora dos dias regulares de visita na unidade prisional. A defesa argumenta que a agenda oficial do conselheiro norte-americano no Brasil é restrita, o que inviabilizaria o encontro nos dias normais de visita, atualmente às quartas-feiras e sábados.

Por isso, a defesa pede autorização para que o encontro ocorra no dia 16 de março à tarde ou no dia 17 de março pela manhã ou início da tarde, respeitando todas as normas de segurança do presídio.

O advogado também solicita que Beattie possa entrar acompanhado de um intérprete, justificando que Bolsonaro não possui fluência plena em inglês, o que dificultaria a comunicação durante a visita.

Jair Bolsonaro foi condenado em setembro de 2025 pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.