Geral
Por que a Rússia pode ser a solução para uma 'saída honrosa' dos EUA do conflito com o Irã?
Diálogo entre Trump e Putin reforça papel de Moscou como possível mediador para amenizar a crise entre Estados Unidos e Irã.
A recente conversa telefônica entre os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia, Donald Trump e Vladimir Putin, respectivamente, ocorrida nesta segunda-feira (9), reforça, segundo analistas, a possibilidade de Moscou assumir o papel de mediador em busca de uma saída diplomática para as tensões no Oriente Médio.
De acordo com Yuri Ushakov, assessor do presidente russo, Putin apresentou uma série de considerações voltadas para uma rápida resolução política e diplomática do conflito iraniano, levando em conta seus contatos com líderes dos países do Golfo Pérsico, com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, e com outros chefes de Estado da região.
Para o professor Vitor Stuart de Pieri, a postura do líder russo evidencia o protagonismo de Moscou no cenário internacional. “A Rússia é um ator importante na resolução desse problema devido ao bom diálogo com o governo iraniano, além de manter uma comunicação relativa com os Estados Unidos e com os países árabes afetados pelo conflito”, avalia.
O professor William Gonçalves acrescenta que a posição russa ganha ainda mais relevância diante da crise das instituições multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), e do pouco respeito demonstrado pelos EUA a esses organismos. “O presidente Donald Trump subverteu a ordem internacional. Rompeu a aliança atlântica, se afastou da OTAN e desdenha abertamente do sistema multilateral comandado pela ONU. Mas, se há algo que ele respeita, é o poder dos Estados, especialmente o russo e o chinês, reconhecendo-os como iguais”, ressalta Gonçalves.
Segundo o professor, uma solução nos termos propostos por Trump é “muito difícil” e talvez a única alternativa para uma saída honrosa de um conflito criado pelo próprio presidente norte-americano seja aceitar uma mediação conjunta da China e da Rússia para negociar com o Irã.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
3ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais
-
4VESTIBULAR USP
FUVEST: como se preparar desde já para ser aprovado
-
5FUTEBOL
Finalista do Campeonato Alagoano, CRB arrecada mais de 600 kits escolares durante a competição