Geral
Morre Phillip Mourão, apontado como o "sicário" de Daniel Vorcaro
Investigado na Operação Compliance Zero estava internado em Belo Horizonte após atentar contra a própria vida na sede da Polícia Federal
Morreu na noite desta sexta-feira (6), no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, de 43 anos. Apontado pelas investigações da Polícia Federal como o "sicário" (executor de ordens) do serviço do banqueiro Daniel Vorcaro, Mourão estava preso no âmbito da Operação Compliance Zero.
A confirmação do óbito ocorreu por meio de seu advogado de defesa, Robson Lucas da Silva. Segundo a nota oficial, o protocolo de morte encefálica foi iniciado às 10h15 da manhã e encerrado às 18h55, quando a morte foi legalmente atestada. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da capital mineira.
Internacional e
Mourão estava sob cuidados intensivos no Centro de Terapia Intensiva (CTI) desde a última quarta-feira (4). De acordo com informações da Polícia Federal, o investigado atentou contra a própria vida enquanto era detido na Superintendência da PF em Belo Horizonte.
O caso foi marcado por informações desencontradas nos últimos dias. Logo após o incidente na quarta-feira, circularam rumores sobre seu falecimento, que foram negados na ocasião pela direção do hospital e por familiares, que classificaram o estado de saúde como “gravíssimo”.
O papel de Mourão na "Turma"
As investigações da Operação Compliance Zero posicionaram Phillip Mourão como uma peça-chave na especificação de um esquema de espionagem e monitoramento ilegal. Ele foi identificado como o operador central de um grupo autodenominado “A Turma”.
De acordo com o inquérito, as principais funções de Mourão incluíam:
Acesso a Dados Sigilosos: Ele teria utilizado credenciais de terceiros para invadir bases restritas de órgãos como a própria Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF).
Vigilância de Adversários: Coordenação de ações de monitoramento contra autoridades, jornalistas e críticos que representam ameaças aos interesses do esquema.
Ações de Campo: Participação direta em vigilâncias presenciais e na remoção forçada de conteúdos digitais sob o pretexto de ordens oficiais falsas.
A Polícia Federal segue apurando as atividades da rede vinculada ao banqueiro Daniel Vorcaro, na qual Mourão foi considerado o braço operacional para ações de inteligência e repressão.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
5ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais