Geral
Insegurança ainda impede maioria das mulheres de viajar sozinha no Brasil
Pesquisa do Ministério do Turismo revela desafios e perfil das brasileiras que viajam desacompanhadas
Quatro em cada dez brasileiras já viajaram sozinhas. O dado, extraído de pesquisa do Ministério do Turismo em parceria com a Unesco, mostra avanços na autonomia feminina, mas também revela obstáculos persistentes.
O levantamento ouviu 2.712 mulheres e aponta que 62% das entrevistadas já deixaram de viajar sozinhas por questões de segurança. Além disso, 61% relataram situações de insegurança durante viagens desacompanhadas.
Entre as mulheres negras e indígenas, a preocupação é ainda maior: 65,35% já desistiram de viajar sozinhas por motivos de segurança, evidenciando camadas adicionais de vulnerabilidade.
Quando questionadas sobre o que poderia tornar as viagens mais seguras, 29,3% das mulheres citaram a necessidade de mais policiamento e câmeras. Outras demandas incluem melhorias em transportes e hospedagens (21%), informações específicas para o público feminino (17%) e maior presença de funcionárias no setor de turismo (16%).
Apesar dos desafios, 31,4% das que já viajaram sozinhas afirmam fazê-lo frequentemente, a cada alguns meses. Quase 35% das viajantes solo têm entre 35 e 44 anos, e 22% entre 45 e 54 anos, indicando maior autonomia em fases de estabilidade financeira e liberdade pessoal. Além disso, 68% dessas mulheres não têm filhos.
As principais motivações para viajar sozinha são lazer (73%), busca por independência (65%), autoconhecimento (41%) e compromissos profissionais (38%). Entre as que nunca viajaram sozinhas, 59% manifestaram o desejo de fazê-lo nos próximos dois anos.
Motivação
O interesse por atividades culturais, como visitas a museus e centros históricos, move 68% das entrevistadas. O ecoturismo é preferência de 64%, seguido por experiências de bem-estar (44,9%), trabalho (38,5%), eventos e festivais (36,6%) e gastronomia (30,1%).
Do total de respondentes, 36% viajam sozinhas apenas pelo Brasil, com destaque para as regiões Sudeste (73%) e Nordeste (66%), seguidas por Sul (50%), Centro-Oeste (37%) e Norte (30%).
Os dados completos estão disponíveis no Guia Para Mulheres que Viajam Sozinhas, lançado pelo Ministério do Turismo. O material traz orientações para promover um turismo mais seguro, inclusivo e acolhedor.
“Esse Guia reconhece que a mulher tem o direito de circular com liberdade e viajar pelo Brasil e pelo mundo, sem que o medo seja o principal companheiro de viagem”, afirmou a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, durante a apresentação do guia em Brasília.
O Ministério do Turismo destaca que a iniciativa está alinhada ao Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio e à agenda internacional de igualdade de gênero.
Anteriormente, a pasta já havia lançado o Guia com Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres, voltado ao setor de serviços.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
5ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais