Geral
Ataques ao Irã representam grave ameaça à paz global, alerta Guterres
Secretário-geral da ONU destaca riscos de escalada e alerta para consequências imprevisíveis após ofensiva contra o Irã
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou neste sábado, 28, que os ataques contra o Irã criam uma situação de grave ameaça à paz e segurança internacionais. A declaração foi feita durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU.
Guterres alertou que a ação militar na região pode desencadear uma série de eventos fora de controle, especialmente em um dos cenários mais voláteis do planeta. "A ação militar traz o risco de desencadear uma série de eventos que ninguém pode controlar na região mais volátil do mundo", disse.
O secretário-geral também ressaltou que a situação permanece "muito fluida" e informou não poder confirmar relatos sobre a morte do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, informação ainda não oficializada por autoridades iranianas. "Os ataques supostamente causaram baixas civis significativas. De acordo com a mídia iraniana, um ataque aéreo matou pelo menos 85 pessoas e feriu muitas outras em uma escola de meninas em Minab, na Província de Hormozgan, e uma escola em Teerã também foi atingida, causando duas mortes", acrescentou Guterres.
Mais lidas
-
1TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
2MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
3JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
4LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
5CARNAVAL 2026
Apuração da Série Ouro do Carnaval 2026 será nesta quinta-feira, a partir das 17h