Geral

MG e mais cinco Estados estão sob alertas de chuva intensa

Inmet emite alertas vermelho, laranja e amarelo para diversas regiões do país até sexta-feira

26/02/2026
MG e mais cinco Estados estão sob alertas de chuva intensa
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas vermelho, laranja e amarelo para chuvas intensas em quase todos os Estados do Brasil.

O alerta vermelho, o mais grave, indica grande perigo devido ao acumulado de chuva em todo o Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de partes de São Paulo, Bahia, Paraná e Minas Gerais. Entre as cidades mineiras atingidas, destacam-se Juiz de Fora e Ubá, na Zona da Mata, onde mais de 50 pessoas morreram nesta semana em consequência dos temporais.

Esse alerta teve início às 9h45 de terça-feira, 24, e segue até 23h59 de sexta-feira, 27. Durante esse período, as regiões podem registrar volumes superiores a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, aumentando o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

O alerta laranja indica perigo para chuvas intensas e abrange os Estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, além dos Estados já citados no alerta vermelho.

Esse aviso começou às 9h10 desta quinta-feira, 26, e também é válido até 23h59 de sexta-feira. Nesses locais, a previsão é de volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, com possibilidade de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial para chuvas intensas, inclui os Estados do Acre, Amapá e Santa Catarina, além de outros já contemplados pelos alertas laranja e vermelho.

O alerta amarelo começou por volta das 9h30 desta quinta-feira e segue até 23h59 de sexta-feira. As áreas sob alerta podem registrar volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com menor risco de cortes de energia, queda de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

O único Estado brasileiro sem alerta do Inmet nesta quinta-feira é o Rio Grande do Sul.