Geral
Saúde de Maceió apoia I Seminário de Equidade do PET-Saúde Ufal
Evento, que acontecerá nos dias 11 e 12 de março, marca o início das atividades de 2026 e reforça o compromisso com justiça social e formação crítica no SUS
A Secretaria de Saúde de Maceió(SMS) anuncia a abertura das inscrições para o I Seminário de Equidade do PET-Saúde Ufal. O evento que acontecerá nos dias 11 e 12 de março, na Universidade Federal Alagoas, marca a finalização de dois anos de atividades do projeto SMS Maceió/Ufal e busca estimular uma formação crítica e sensível às desigualdades sociais, raciais e de gênero, reafirmando o compromisso com a justiça social no SUS.
Construído para ser um espaço formativo, político e acolhedor, o seminário pretende fortalecer o debate sobre equidade e cuidado tanto na formação quanto na prática em saúde. A programação é direcionada a estudantes (calouros/as e veteranos/as), docentes, gestores, trabalhadores(as) da rede de saúde e toda a comunidade interessada em contribuir para a transformação e o fortalecimento do SUS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link.
Tereza Carvalho, coordenadora do projeto, destacou os principais eixos da programação.
“Teremos atividades teóricas e mesas de debate sobre equidade na formação; oficinas práticas voltadas ao cuidado crítico em saúde, com abordagem integral e humanizada; além da participação de usuários do SUS e de pessoas com vivências marcadas pelas interseccionalidades, qualificando o diálogo com experiências reais. Também apresentaremos a mostra ‘Sementes e Frutos’, com a exposição dos produtos e atividades desenvolvidos pelos cinco Grupos de Aprendizagem Tutorial (GATs) do PET-Saúde Equidade ao longo dos dois anos de projeto”, relatou.
O seminário contará com mesas temáticas, diálogos interprofissionais e oficinas organizadas pelos grupos do PET-Saúde Equidade, ampliando a troca de saberes entre universidade, serviços de saúde e comunidade.
PET-Saúde
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação que tem como objetivo integrar ensino, serviços de saúde e comunidade, fortalecendo a formação profissional alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Em apoio ao programa,
📅 Datas: 11 e 12 de março
📍 Locais: Auditório da Reitoria (11/03) e salas da Escola de Enfermagem (12/03)
🔗 Inscrições: por meio do QR Code disponível na arte de divulgação ou pelo link na bio do Instagram do projeto.
Programação
Dia 11 – Auditório da Reitoria
8h30 – Mesa de abertura
9h – Mesa: Equidade e Cuidado na Formação e na Prática em Saúde
Convidados: Prof. Dr. Saulo Luders Fernandes; Profa. Dra. Jeane Félix da Silva; Profa. Me. Nayara Rodrigues; Prof. e Historiador Diego Bára Onã.
10h30 – Sementes e Frutos: A contribuição do PET-Saúde Equidade para o ensino e o serviço
Participação dos Grupos de Aprendizagem Tutorial do PET-Saúde Equidade.
12h30 – Intervalo
14h – Diálogo Aberto: Interprofissionalidade e Equidade nos Projetos Político-Pedagógicos
Facilitadoras: professoras vinculadas ao PET-Saúde Equidade.
Dia 12 – Salas da Escola de Enfermagem
Oficinas temáticas organizadas pelos GATs:
Eixo 1: Gênero, sexualidade, raça, etnia, deficiências e interseccionalidades no ensino e no serviço em saúde (GAT 02 e GAT 03).
Eixo 2: Saúde mental e violências no ensino e no serviço em saúde (GAT 05).
Eixo 3: Maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que estão no ensino e no serviço em saúde (GAT 01 e GAT 04).
As oficinas serão ofertadas em dois turnos, possibilitando a participação do maior número de pessoas.
Mais lidas
-
1FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3TECNOLOGIA AERONÁUTICA
Empresa russa Rostec apresenta novo motor a pistão para aviação leve
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5FUTEBOL EUROPEU
Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr.