Geral

Exército dos EUA realiza ataques contra alvos do Estado Islâmico na Síria

Ações foram resposta à emboscada de dezembro que matou soldados americanos e um intérprete civil

14/02/2026
Exército dos EUA realiza ataques contra alvos do Estado Islâmico na Síria
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Exército dos Estados Unidos informou neste sábado, 14, que conduziu dez ataques aéreos contra 30 alvos do Estado Islâmico na Síria. As operações foram uma retaliação à emboscada ocorrida em dezembro, que resultou na morte de dois soldados americanos e de um intérprete civil.

De acordo com comunicado do Comando Central dos EUA, os ataques aconteceram entre os dias 3 e 12 de fevereiro, atingindo depósitos de armas e outras estruturas ligadas ao grupo extremista.

Pelo menos 50 membros do Estado Islâmico foram mortos ou capturados durante as ofensivas, enquanto mais de 100 combatentes foram atingidos desde que os Estados Unidos iniciaram as operações após a emboscada de 13 de dezembro. O ataque vitimou o sargento Edgar Brian Torres-Tovar, o sargento William Nathaniel Howard e o intérprete civil Ayad Mansoor Sakat.

No mesmo período, o Ministério da Defesa da Síria informou, na quinta-feira, que as forças do governo retomaram o controle de uma base no leste do país. O local havia sido administrado por tropas norte-americanas durante anos, no contexto do combate ao Estado Islâmico.