Geral
Orbán afirma que União Europeia é maior ameaça à Hungria do que a Rússia
Em discurso, premiê húngaro intensifica críticas à UE e compara bloco ao antigo regime soviético, em meio à disputa eleitoral.
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, declarou que a principal ameaça ao país não é a Rússia, mas sim a União Europeia. A afirmação foi feita neste sábado (14), durante um discurso para apoiadores, marcando o acirramento do tom da campanha anti-UE de seu partido às vésperas das eleições de 12 de abril.
Durante o pronunciamento, Orbán comparou a União Europeia ao regime soviético repressivo que controlou a Hungria por mais de quatro décadas no século passado. O premiê rejeitou ainda a visão de muitos líderes europeus, segundo a qual o presidente russo, Vladimir Putin, representa um risco à segurança do continente.
“Devemos nos acostumar com a ideia de que aqueles que amam a liberdade não devem temer o Oriente, mas sim Bruxelas”, afirmou Orbán, em referência à capital da União Europeia, na Bélgica.
Orbán e seu partido, o Fidesz, enfrentam o maior desafio eleitoral desde que o líder populista de direita voltou ao poder em 2010. Pesquisas independentes apontam o Fidesz atrás do partido de centro-direita Tisza e de seu líder, Péter Magyar, apesar de Orbán sustentar, sem evidências, que a UE enviaria húngaros para lutar na Ucrânia caso sua legenda perdesse.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região