Geral
Bloco LGBT Minhoqueens comemora 10 anos em SP: 'a gente existe e merece respeito'
Desfile reúne artistas, celebra diversidade e reforça luta por respeito e inclusão no Centro da capital paulista.
O bloco Minhoqueens, um dos maiores representantes LGBT+ do carnaval de rua de São Paulo, celebra 10 anos de história neste sábado, 14, com desfile a partir da tradicional esquina das avenidas Ipiranga e São João, no bairro da República. O evento reúne nomes como Lia Clark, MC Xuxu, Drag Baiana, Paola Cadillac e Mama Darling.
"O Minhoqueens nasceu do desejo de existir com liberdade nas ruas", afirma Mama Darling, organizadora do bloco. "Ao longo de uma década, o Minhoqueens ajudou a consolidar o Centro de São Paulo como território de expressão da cultura LGBTQIAPN+, transformando ruas e espaços históricos em palcos de celebração, liberdade e pertencimento".
A concentração começou ao meio-dia, com o trio elétrico partindo às 14h. A dispersão está prevista para as 17h, no Shopping Light. Segundo a organização, a expectativa é reunir cerca de 500 mil pessoas.
Criado por um grupo de amigos que desejava curtir o Carnaval como drag queens no Minhocão, o Minhoqueens tem como marca o repertório de pop nacional, internacional e funk, atraindo um público diverso.
"Estamos na rua para mostrar que existimos e merecemos respeito", reforça Mama Darling. O bloco é conhecido por acolher todos os públicos, proporcionando um ambiente em que mulheres relatam se sentir mais seguras, com menor ocorrência de assédio. "Nosso público é majoritariamente LGBT, mas qualquer pessoa — mulher, homem, cis, trans ou heterossexual — vai se sentir acolhida", completa.
As comemorações pelos 10 anos do Minhoqueens começaram ainda no pré-Carnaval, com festas em casas como Fabrique, Tokyo e Edifício Martinelli. A programação segue após o desfile, com after neste sábado, 14, e na segunda-feira, 16, na Kat Klub, além de evento no domingo, 15, no Club Hotel Cambridge.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região