Geral

Astrônomos chineses podem ter detectado, pela primeira vez, buraco negro devorando anã branca

Equipe chinesa registra possível evidência inédita de buraco negro de massa intermediária destruindo uma estrela anã branca, fenômeno raro no universo.

14/02/2026
Astrônomos chineses podem ter detectado, pela primeira vez, buraco negro devorando anã branca
Ilustração mostra momento em que buraco negro devora uma estrela anã branca, fenômeno raro detectado por astrônomos chineses. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Astrônomos chineses anunciaram a provável primeira detecção direta de um buraco negro de massa intermediária destruindo e devorando uma estrela anã branca. O feito representa um avanço significativo na compreensão de processos cósmicos até então apenas teorizados e raramente observados.

A descoberta se baseia na análise de uma intensa explosão espacial de alta energia, identificada como EP250702a, capturada pelo telescópio espacial de raios X Einstein Probe (EP), da China. A informação foi divulgada pelos Observatórios Astronômicos Nacionais da Academia Chinesa de Ciências.

Os resultados da pesquisa foram publicados neste mês na revista científica Science Bulletin, segundo reportagem do portal Ecns.cn.

Por Sputnik Brasil