Geral
Autoridades apuram atrasos em alertas de incêndio em bairros afro-americanos na Califórnia
Procurador-geral investiga possível discriminação na emissão de alertas durante incêndios que devastaram Altadena e outras regiões de Los Angeles.
O gabinete do procurador-geral da Califórnia abriu uma investigação para apurar supostos atrasos nos alertas de evacuação durante os incêndios florestais que atingiram Altadena, na região de Los Angeles, em janeiro de 2025. O desastre deixou vários mortos em uma área de predominância afro-americana.
O procurador-geral Rob Bonta declarou que a apuração vai verificar se houve discriminação racial, etária ou por deficiência na resposta à emergência, após relatos de que os alertas chegaram horas depois em West Altadena, comparado a outras partes da cidade.
Os incêndios também atingiram bairros de alto padrão, como Pacific Palisades e Malibu, resultando em dezenas de mortes e na destruição de milhares de residências. O episódio é considerado um dos desastres naturais mais custosos da história dos Estados Unidos.
A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, enfrenta questionamentos sobre cortes no orçamento do Corpo de Bombeiros, aprovados meses antes da tragédia. Moradores denunciam falhas na resposta oficial às emergências.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região