Geral

EUA avaliam atacar instalações nucleares do Irã se negociações fracassarem, diz imprensa

Segundo jornal norte-americano, Trump cogita ação militar e envio de comandos caso não haja acordo nuclear com Teerã.

14/02/2026
EUA avaliam atacar instalações nucleares do Irã se negociações fracassarem, diz imprensa
EUA cogitam ataque a instalações nucleares do Irã caso fracassem negociações sobre programa nuclear. - Foto: © Foto / MCSN Tristan Kyle Labuguen

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está avaliando a possibilidade de atacar instalações nucleares e de mísseis balísticos do Irã, além de enviar comandos para atingir alvos militares no país, caso as negociações nucleares com Teerã não avancem. A informação foi divulgada por um jornal norte-americano, que cita autoridades do governo.

De acordo com o The New York Times, a equipe de segurança nacional de Trump o persuadiu a não agir imediatamente, enquanto o Pentágono reforça sua presença militar na região e aumenta as defesas em 11 países considerados vulneráveis a possíveis retaliações do Irã.

“O presidente Trump mantém todas as opções sobre a mesa em relação ao Irã. Ele escuta diferentes pontos de vista sobre cada tema, mas toma a decisão final com base no que considera melhor para os Estados Unidos e para a segurança nacional”, afirmou Anna Kelly, porta-voz da Casa Branca.

Em 26 de janeiro, o Comando Central dos EUA (CENTCOM) comunicou o envio do grupo de ataque do porta-aviões USS Abraham Lincoln ao Oriente Médio, com o objetivo de apoiar a segurança e a estabilidade regional.

Trump já declarou que Washington precisa de um segundo porta-aviões na região caso não haja acordo com o Irã.

No mês passado, o presidente norte-americano afirmou que uma “enorme armada” estava a caminho do Irã e expressou esperança de que Teerã aceite negociar um acordo justo, que envolva o desarmamento completo das armas nucleares. Trump advertiu que, se não houver entendimento sobre o programa nuclear iraniano, qualquer futuro ataque dos EUA ao país será “muito pior” do que os anteriores.

Por Sputinik Brasil