Geral

Macron propõe canal direto de comunicação com a Rússia

Presidente francês defende diálogo transparente e participação europeia nas negociações pela paz na Ucrânia.

13/02/2026
Macron propõe canal direto de comunicação com a Rússia
Macron defende canal direto de diálogo com a Rússia durante conferência internacional. - Foto: © Sputnik / Irina Kalashnikova

O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou nesta sexta-feira (13) sua intenção de criar um canal de comunicação direto com a Rússia, destacando que a paz na Ucrânia é inviável sem o envolvimento ativo da União Europeia (UE).

"Não há paz sem os europeus... Vocês podem negociar sem os europeus, se preferirem, mas isso não trará a paz à mesa de negociações. É por essa mesma razão que decidi estabelecer um canal de comunicação direto com a Rússia, com total transparência para a Ucrânia, nossos parceiros europeus e nossos aliados americanos", afirmou Macron durante a Conferência de Segurança de Munique.

O líder francês também convocou os parceiros europeus a discutirem uma nova arquitetura de segurança no continente, ressaltando que "a geografia europeia não mudará". Macron lembrou que a UE evitou a escalada do conflito com a Rússia ao não enviar tropas para a Ucrânia e reafirmou o compromisso europeu com esse princípio.

Kirill Dmitriev, chefe da delegação russa nas negociações com os Estados Unidos, reagiu ao discurso de Macron, observando que "a Europa começa a mudar sua abordagem, temendo a cooperação entre Rússia e EUA".

Além de Macron, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também manifestaram apoio, em diferentes graus, à retomada do diálogo entre Europa e Rússia. Em 30 de janeiro, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que o país não desistirá das tentativas de negociação, mas advertiu que um consenso com os atuais líderes europeus pode ser improvável.

Por Sputnik Brasil