Geral

Unidos da Tijuca homenageia Carolina Maria de Jesus; veja autores que inspiraram escolas de samba

Clássicos da literatura ganham vida nas passarelas dos sambódromos brasileiros

Victória Gorski 13/02/2026
Unidos da Tijuca homenageia Carolina Maria de Jesus; veja autores que inspiraram escolas de samba
- Foto: Divulgação Unidos da Tijuca

Os desfiles de escolas de samba, que tradicionalmente marcam o Carnaval, servem de palco para a celebração da cultura brasileira. Com referências folclóricas, políticas e literárias, as escolas costumam se inspirar em personagens históricas, obras e narrativas que marcaram o país.  

Neste ano, a carioca Unidos da Tijuca leva para a avenida o clássico Quarto de Despejo: Diário de uma favelada. O grupo, que se apresenta na madrugada da terça-feira (17), às 2h30, celebra a trajetória de Carolina Maria de Jesus.  

Símbolo de resistência negra, Carolina fez de suas palavras um instrumento contra a desigualdade social, denunciando em sua obra as violências, as contradições e a invisibilidade impostas à população marginalizada. No samba-enredo, a escola faz o mesmo ao cantar: “Sou Carolina Maria de Jesus; Dele herdei também a cruz [...] Fui a caneta que não reproduziu; A sina da mulher preta no Brasil”.  

A escritora já havia sido tema do Carnaval em 2022, quando a Colorado do Brás apresentou o enredo “Carolina: A Cinderela Negra de Canindé”. Ao transformar a vida da ex-catadora de papel em canção, as escolas não apenas celebram sua história, como também aproximam o público brasileiro de um dos grandes clássicos da literatura nacional. 

Em comemoração aos 110 anos da escritora, a Editora Ática, que compõe o selo literário da SOMOS Educação, lançou uma releitura em HQ do clássico brasileiro. Inteiramente adaptado e ilustrado por mulheres negras, a nova versão também busca atingir novos públicos. 

Para Laura Vecchioli do Prado, coordenadora de Literatura e Informativos do Editorial de Educação Básica da SOMOS Educação, revisitar obras sob perspectivas lúdicas fortalece o diálogo entre tradição e diversidade narrativa, democratizando o acesso à literatura:

“Quando um clássico é apresentado em uma linguagem mais visual, ampliamos as portas de entrada para a leitura. Isso não substitui a obra original, mas desperta interesse e amplia o repertório, além de permitir que leitores de diferentes idades se reconheçam nas histórias e nas diversas vozes que elas podem trazer”. 

Além de Carolina Maria de Jesus, outros nomes da literatura já ganharam destaques nos desfiles carnavalescos, como Monteiro Lobato e Maurício de Sousa. Relembre os principais:  

1 - Antoine de Saint-Exupéry, por Tom Maior 

O clássico O Pequeno Príncipe, do autor francês Antoine de Saint-Exupéry, ganhou vida no Sambódromo de Anhembi em 2022, com o samba-enredo da Tom Maior. A escola paulista adaptou a obra ao repertório cultural nordestino em “O Pequeno Príncipe no Sertão”. 

 

Compre aqui 

2 - Maurício de Sousa, por Unidos do Peruche 

Em 2007, a escola Unidos do Peruche, de São Paulo, celebrava o criador da Turma da Mônica com o enredo "Com Maurício de Sousa, a Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar". Nos carros alegóricos, a escola referenciava os clássicos personagens dos quadrinhos em meio a celebração da cultura brasileira.  

 

Compre aqui 

3 - Miguel de Cervantes, por Imperador do Ipiranga e Mocidade Independente 

Um clássico da literatura, Dom Quixote já foi tema de duas grandes escolas: Mocidade Independente, em 2015, e Imperador do Ipiranga, em 2016. Os enredos adaptaram a obra secular de Miguel deCervantes aos moldes nacionais, trazendo o fidalgo que sonhava em ser cavalheiro para o carnaval brasileiro.  

 

Compre aqui 

4 - Hans Christian Andersen, por Imperatriz Leopoldinense  

Em 2005, os contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e as obras de Monteiro Lobato compuseram a apresentação da escola carioca Imperatriz Leopoldinense. Celebrando o universo dos contos de fadas, o samba-enredo levou para a avenida referências da literatura infantil e elementos do imaginário fantástico.  

 

Compre aqui 

Sobre a unidade de Literatura da SOMOS Educação - Com mais de 1,6 mil obras em seu catálogo e mais de 500 autores nacionais e estrangeiros, de diversos gêneros literários, a área de Literatura da SOMOS Educação reúne obras dos selos Ática, Atual, Caramelo, Formato, Saraiva e Scipione de literatura infantojuvenil. A área também é responsável pelo Coletivo Leitor, portal que busca difundir o valor e a importância da leitura e da literatura para o ser humano desde criança, estimulando estimular o desenvolvimento da criatividade e da empatia.