Geral

Ex-secretário critica ação judicial de JHC contra reportagem

Joaldo Cavalcante classifica medida como censura após prefeito pedir retirada de matérias sobre Previdência e Banco Master

13/02/2026
Ex-secretário critica ação judicial de JHC contra reportagem
Joaldo Cavalcante - Foto: Arquivo

O jornalista Joaldo Cavalcante, ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Maceió e do Governo de Alagoas, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira (13) para criticar a decisão do prefeito da capital, JHC, de acionar a Justiça com o objetivo de retirar do ar reportagens que tratam do suposto envolvimento da Previdência municipal com os chamados “títulos podres” do Banco Master.

Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas, Joaldo publicou uma nota intitulada “Mais um ato de censura”, na qual condena a iniciativa do gestor municipal e defende a atuação da imprensa.

No texto, ele cita o jornalista Vladimir Barros, do jornal Tribuna do Sertão, sediado em Palmeira dos Índios, afirmando que o veículo se tornou “o mais novo alvo de censura” após abordar o caso envolvendo o Banco Master e investimentos que teriam provocado prejuízos milionários ao Fundo de Previdência de Maceió.

“Atacar a imprensa não resolve o problema, só revela o tamanho da crise. O foco não é quem noticia, mas a gravidade dos fatos. Silêncio imposto não apaga responsabilidades”, escreveu Joaldo Cavalcante na publicação.

A ação judicial movida pelo prefeito busca a remoção das matérias e conteúdos publicados nas redes sociais relacionados ao caso

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.