Geral
EUA enviam segundo porta-aviões ao Mar da Arábia em meio a impasse nuclear com Irã
Movimentação militar ocorre enquanto negociações sobre acordo nuclear permanecem travadas e aumenta temor de conflito regional.
O governo dos Estados Unidos decidiu enviar o maior porta-aviões do mundo para o Oriente Médio, reforçando a presença militar na região. A decisão foi confirmada por uma fonte com conhecimento do plano e ocorre em meio às tentativas de negociação de um novo tratado nuclear com o Irã.
“Ou chegaremos a um acordo ou teremos que fazer algo muito duro como da última vez”, afirmou o presidente Donald Trump na terça-feira, 10, em referência ao ataque realizado contra instalações nucleares iranianas em junho.
O porta-aviões USS Gerald R. Ford se unirá ao USS Abraham Lincoln, que já está no Mar da Arábia desde o final do mês passado.
Apesar das conversas entre diplomatas americanos e um representante do regime iraniano nesta semana, o diálogo não avançou, aumentando a especulação sobre um possível ataque dos Estados Unidos.
Países do Oriente Médio expressam preocupação de que uma ofensiva contra o Irã possa desencadear um novo conflito regional, nos moldes da recente guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza.
A repressão violenta a protestos pelo regime iraniano, registrada em janeiro, agravou ainda mais a crise.
Fonte: Associated Press*
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região