Geral

Bolsas europeias recuam diante de temores com IA, balanços e CPI dos EUA

Mercados do continente acompanham impactos da inteligência artificial e aguardam dados de inflação americana

13/02/2026
Bolsas europeias recuam diante de temores com IA, balanços e CPI dos EUA
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

São Paulo, 13/02/2026 – As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta sexta-feira, influenciadas por preocupações com os impactos da inteligência artificial (IA), que já provocaram quedas expressivas em Wall Street no dia anterior. Investidores também avaliam os balanços corporativos da região e adotam postura cautelosa à espera de novos dados sobre a inflação dos Estados Unidos.

Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava estabilidade, cotado a 618,72 pontos.

Na véspera, os principais índices de Nova York recuaram entre 1,3% e 2%, pressionados pelo desempenho negativo do setor de tecnologia, em meio a preocupações com os efeitos da IA em diferentes segmentos da economia.

Entre os destaques da temporada de balanços, o NatWest Group superou as expectativas de lucro e receita no quarto trimestre de 2025. Apesar disso, por volta das 6h30, as ações do banco britânico caíam 0,80%, revertendo ganhos de quase 2% observados na abertura do pregão.

Os investidores europeus também aguardam a divulgação do relatório de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que pode impactar as projeções para os juros básicos americanos. Antes disso, será apresentada a revisão do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro referente ao último trimestre do ano passado.

Às 6h43 (de Brasília), a Bolsa de Paris recuava 0,20% e a de Frankfurt caía 0,13%, enquanto Londres apresentava alta de 0,15%. Já as bolsas de Milão, Madri e Lisboa registravam quedas de 0,83%, 0,18% e 0,07%, respectivamente.

Com informações de Sergio Caldas ([email protected])