Geral

Presidente dos EUA ameaça Irã com nova fase de ações caso acordo seja rejeitado

Donald Trump indica que, se não houver consenso, medidas mais duras serão adotadas contra Teerã

13/02/2026
Presidente dos EUA ameaça Irã com nova fase de ações caso acordo seja rejeitado
Donald Trump ameaça o Irã com sanções mais rigorosas caso acordo nuclear não seja aceito. - Foto: © AP Photo / Evan Vucci

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que, caso o Irã rejeite um acordo, os EUA avançarão para uma "segunda fase" de ações, que seria significativamente mais difícil para Teerã.

"Vou conversar com eles [com o Irã] o quanto for necessário e tentar chegar a um acordo. Se não conseguirmos, teremos que passar para a segunda fase. Essa etapa será muito pesada para eles", afirmou Trump a repórteres na Casa Branca.

Recentemente, o chanceler iraniano Abbas Araghchi declarou que Teerã está desenvolvendo um plano para garantir seu direito ao uso pacífico da energia nuclear. No entanto, destacou que o país ainda não confia nos EUA após os ataques de 2025 e que não pretende discutir limitações ao programa de mísseis.

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou na semana passada que o êxito das negociações com o Irã depende de decisões sobre o alcance dos mísseis balísticos, o programa nuclear e outras questões sensíveis.

No dia 6 de fevereiro, delegações dos EUA e do Irã se reuniram em Mascate, capital de Omã, para discutir o programa nuclear iraniano. Segundo Trump, as conversas foram produtivas e devem continuar ao longo da semana. Paralelamente, Araghchi afirmou no domingo (8) que Teerã insiste em seu direito de enriquecer urânio, mesmo sob risco de conflito.

Por Sputnik Brasil