Geral
Encontro Pedagógico do Senac Alagoas reúne equipe educacional para evento voltado às formações educacionais
Oitava edição do evento teve como principais temas a inovação, a diversidade e a inclusão.
“Educar é abrir portas; incluir é garantir que ninguém fique do lado de fora.” Com esse propósito, o Senac Alagoas promoveu, nos dias 10 e 11 de fevereiro, a 8ª edição do Encontro Pedagógico – Inclusivo e Inovador. Realizado no CEP Carlos Milito – Senac Poço, o evento reuniu a equipe educacional da instituição em uma programação diversificada, composta por palestras, oficinas e lançamentos de novos projetos voltados ao fortalecimento da prática docente.
De acordo com Sandro Diniz, diretor de Educação Profissional do Senac Alagoas, o Encontro Pedagógico é um espaço estratégico de reflexão. “É uma oportunidade para discutirmos nossas práticas pedagógicas e apresentarmos temas de relevância para a instituição, como o Multitude Edu, um programa nacional voltado à diversidade, equidade e inclusão”, destacou.
Na abertura do evento, instrutores e pedagogos foram homenageados pelo trabalho desenvolvido na linha de frente da educação profissional. “Dou as boas-vindas e agradeço a dedicação de cada colaborador que acredita na educação como vetor de transformação social. Nosso maior propósito é contribuir para a mudança de milhares de vidas que encontram no Senac oportunidades para uma vida mais digna”, afirmou Felipe Dietschi, diretor regional do Senac Alagoas.
Além da homenagem, parte da equipe educacional recebeu certificações referentes a três formações: Innovative Educator Expert (MIEE), Pós-Graduação em Docência e Programa EquiTech.
Presente no momento das certificações, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Alagoas, Adeildo Sotero, ressaltou a importância da iniciativa. “Este é um evento muito significativo, pois promove integração e investimento no colaborador, fortalecendo nossa capacidade de gerar resultados positivos para a sociedade alagoana”, afirmou.
Programação
A programação formativa teve início com a palestra do mestre em Inteligência Artificial e Inovação em Saúde, Daniel Mello, que abordou o tema “O fim do instrutor. O início do maestro – Formar pessoas em um mundo de múltiplos ritmos”. A apresentação trouxe reflexões sobre o papel do educador diante das transformações tecnológicas e sociais.
Ainda no primeiro dia, foi realizado o workshop Multitude Edu – Oficina de Letramento em Diversidade e Inclusão, conduzido por Beatriz Macedo, do Departamento Nacional do Senac. A atividade aprofundou o debate sobre práticas pedagógicas inclusivas, reforçando o compromisso institucional com a equidade no ambiente educacional.
O segundo dia foi dedicado a temas como inovação educacional, gestão da permanência e uso estratégico das tecnologias educacionais. Entre os destaques esteve a palestra “O papel do docente na gestão da permanência”, ministrada por Gabriel Duarte, assessor do Departamento Nacional do Senac e coordenador do Programa Nacional de Gestão da Permanência, que enfatizou o protagonismo docente no acompanhamento dos percursos formativos.
A programação incluiu ainda a palestra “Inteligência Artificial e o futuro da educação profissional”, com Arthur William Santos, supervisor de Tecnologias Educacionais do Departamento Nacional, e foi encerrada com o workshop “Inteligência Artificial na prática docente”, conduzido por Daniel Mello, promovendo a aplicação prática de ferramentas tecnológicas no contexto educacional.
Lançamentos e novos ciclos
Ao longo do evento, foram lançados editais de projetos internos voltados aos instrutores, fortalecendo a cultura de inovação, o protagonismo docente e o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas do mundo do trabalho.
Para Sthefannye Evangelista, instrutora do Senac Agreste e participante pela primeira vez, o Encontro foi uma experiência enriquecedora. “O evento proporciona um momento de troca e atualização sobre educação e tecnologia, permitindo que possamos aplicar esses conhecimentos em sala de aula”, avaliou.
Já o instrutor do Senac Poço, Renan Laurentino, presente em todas as oito edições do Encontro Pedagógico, destacou a evolução do evento. “As temáticas estão cada vez mais inovadoras e tecnológicas, sem perder o foco no nosso Modelo Pedagógico. Esse evento é essencial para nos mantermos alinhados ao mundo do trabalho e às necessidades da sociedade”, afirmou.
Ao final dos dois dias de programação, o 8º ENPEDII reafirmou o papel estratégico do docente na transformação dos ambientes de aprendizagem e na consolidação de uma instituição cada vez mais inovadora, inclusiva e comprometida com a excelência educacional.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região