Geral
Secretário de Energia dos EUA visita Venezuela e se reúne com presidente interina
Chris Wright busca fortalecer laços e avaliar oportunidades no setor petrolífero venezuelano em meio à flexibilização de sanções.
O secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, chegou nesta quarta-feira, 11, a Caracas, capital da Venezuela, para uma agenda de encontros estratégicos com a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, e líderes empresariais do país.
De acordo com comunicado do Departamento de Energia norte-americano, Wright também irá visitar alguns dos principais campos petrolíferos venezuelanos, em um momento crucial para o setor.
A visita ocorre em meio à decisão do governo do presidente Donald Trump de flexibilizar sanções, facilitando a entrada de empresas estrangeiras no mercado venezuelano, enquanto o país busca reconstruir sua indústria petrolífera. A iniciativa coincide com a recente aprovação de uma lei local que permite o investimento privado no setor, rompendo com a política de exclusividade estatal da era Chávez-Maduro.
Durante a tarde, Wright se reuniu com Delcy Rodríguez no Palácio Presidencial de Miraflores, em Caracas.
O governo venezuelano espera que as reformas atraiam grandes petrolíferas dos Estados Unidos, que têm manifestado cautela para retomar operações no país devido ao histórico de instabilidade política. No passado, empresas estrangeiras registraram prejuízos após mudanças legislativas que favoreceram a estatal PDVSA.
Com informações da Associated Press.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região