Geral
Ciclo do ódio: o que a violência contra animais diz sobre a sociedade?
Caso do cão Orelha expõe aumento dos crimes contra animais e levanta debate sobre zoosadismo e políticas públicas.
A morte brutal de Orelha, cão comunitário espancado na Praia Brava, em Florianópolis (SC), tornou-se um trágico símbolo do avanço da violência contra animais no Brasil.
O caso reacendeu o debate sobre o zoosadismo, uma prática que assume contornos ainda mais sombrios no ambiente digital. De acordo com o Núcleo de Observação e Análise Digital (NOAD) da Polícia Civil de São Paulo, a tortura de animais vem se tornando um "espetáculo" clandestino cada vez mais comum nas redes sociais.
Diante desse cenário de crueldade, surgem questões urgentes: como educar jovens para uma relação de respeito com os animais? Por que o zoosadismo tem crescido tanto? Quais políticas públicas podem ser implementadas para combater essa prática?
Para discutir o tema, Thaiana de Oliveira e Rafael Costa recebem Renata Roma, psicoterapeuta, pesquisadora especialista no vínculo entre pessoas e animais pela Universidade de Saskatchewan, no Canadá, e criadora do podcast "Mais que um pet"; e Ana Paula Lima, deputada federal (PT-SC) e integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. O programa está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
2TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região