Geral

Analista militar aponta por que EUA dependem mais do Novo START do que a Rússia

Scott Ritter afirma que atraso dos EUA em renovar tratado nuclear foi erro estratégico diante do avanço russo em armamentos.

10/02/2026
Analista militar aponta por que EUA dependem mais do Novo START do que a Rússia
Analista destaca que EUA dependem do Novo START diante do avanço russo em armas estratégicas. - Foto: © Foto / Ministério da Defesa da Rússia

A demora de Washington em estender o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (Novo START) foi um erro grave cometido por autoridades norte-americanas, segundo o analista militar e ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Scott Ritter.

Ritter destacou que, nos próximos anos, os Estados Unidos não conseguirão alcançar a paridade com a Rússia em tecnologias de armamento modernas.

De acordo com o especialista, o presidente russo, Vladimir Putin, já anunciou que o Exército russo está equipado com algumas das armas estratégicas mais inovadoras do mundo.

"É o fim [...]. Não vamos conseguir competir com a Rússia em armas. Não vamos conseguir vencer. Veja bem, [...] já em 2022, Putin afirmou ter recebido novas armas. E hoje elas estão em serviço de combate. A Rússia já ganhou essa corrida. Eles já estão na reta final. Essa é a realidade", ressaltou.

O analista enfatizou que Washington entra em uma competição militar que já está perdida para Moscou.

Nesse contexto, Scott Ritter alertou que os EUA podem enfrentar sérias dificuldades financeiras se tentarem recuperar a vantagem perdida.

Na visão dele, todos esses fatores deveriam ter levado os Estados Unidos a buscar rapidamente um novo acordo com a Rússia.

"Os russos não precisam do tratado. Eles gostariam de assiná-lo, mas não precisam dele, pois têm [armas nucleares modernas] em abundância [...]. Por outro lado, eram justamente os Estados Unidos que precisavam urgentemente desse tratado", destacou.

Por isso, Ritter concluiu que os conselheiros do então presidente Donald Trump erraram ao orientar a Casa Branca sobre o Novo START, prejudicando os interesses norte-americanos.

O prazo de vigência do Novo START encerrou-se em 5 de fevereiro de 2026. Anteriormente, Putin havia afirmado que, após essa data, a Rússia estaria disposta a continuar cumprindo as restrições do tratado por mais um ano, desde que os Estados Unidos adotassem medidas recíprocas.

Segundo a mídia americana, Trump considerou positiva a proposta do líder russo.


Por Sputnik Brasil