Geral
EUA realizam novo ataque a embarcação no Pacífico; duas pessoas morrem
Ação militar dos Estados Unidos contra embarcação suspeita de tráfico no Caribe deixa dois mortos e reacende debate internacional sobre legalidade das operações.
O Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM) anunciou, nesta segunda-feira (9), a realização de mais um ataque a uma embarcação no oceano Pacífico, na região do Caribe.
Segundo informações divulgadas pelas redes sociais do comando, a ação resultou na morte de duas pessoas, enquanto uma terceira sobreviveu. A Guarda Costeira dos EUA foi acionada para dar início às buscas e ao resgate do sobrevivente.
"A inteligência confirmou que a embarcação transitava por rotas conhecidas de narcotráfico no Pacífico Oriental e participava de operações de narcotráfico", informou o comunicado oficial.
De acordo com autoridades norte-americanas, a campanha naval de Washington já resultou em dezenas de ataques contra lanchas, que causaram mais de 100 mortes.
Essas operações, iniciadas em setembro do ano passado, têm como justificativa o combate a organizações criminosas envolvidas no tráfico de drogas. No entanto, as ações vêm sendo alvo de críticas da comunidade internacional, que questiona o respeito ao devido processo legal e ao direito internacional.
Em agosto de 2025, o governo do presidente Donald Trump determinou o envio de mais de quatro mil marinheiros e fuzileiros navais para embarcações militares na região, com foco especial na Venezuela, sob o argumento de intensificar o combate ao narcotráfico.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar